dc.contributor.author | Oliveira, Edina de Jesus Guimarães de | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferreira, Denize Cristina Kaminski | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-22T13:27:33Z | |
dc.date.available | 2021-06-22T13:27:33Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53662 | |
dc.description | Orientadora : Profª Me. Denize Kaminski Ferreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Eduardo, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Nos últimos anos a Educação Integral tem sido pauta recorrente nos discursos e nos programas de governo, contudo, ampliar o tempo de permanência na escola pode constituir-se numa possibilidade de melhoria da qualidade da educação ou converter-se numa proposta meramente assistencialista, destinada às camadas mais pobres da população, onde a organização do trabalho pedagógico, do tempo e dos espaços escolares podem educar para subserviência. Educar integralmente, numa perspectiva de formação humana, significa promover o máximo desenvolvimento humano, por meio da apropriação dos conhecimentos científicos, filosóficos e culturais como pauta a Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Histórico Cultural. Este artigo tem por objetivo analisar a proposta de Educação Integral do município de Telêmaco Borba-PR, a partir dos relatórios de acompanhamento pedagógico e das orientações emanadas pela Secretaria Municipal de Educação nos anos 2015 e 2016, buscando identificar a concepção de educação e a intencionalidade educativa do referido projeto. Com base na pesquisa bibliográfica, buscou-se definir a função social da escola numa abordagem materialista histórico-dialética e, por meio de uma análise documental, analisar a ampliação da jornada escolar no Brasil nos últimos anos e a proposta de Educação Integral na experiência do citado município, buscando elementos que justifiquem a ampliação da jornada escolar numa perspectiva de formação humana. Neste estudo, evidencia-se que a ampliação da jornada escolar dissociada da possibilidade de ofertar às crianças e jovens as máximas elaborações humanas, o conhecimento científico, a cultura erudita e o saber sistematizado, estará a serviço das pedagogias neoliberais pautadas no lema 'aprender a aprender', em favor da alienação dos sujeitos, conforme estudos desenvolvidos por Newton Duarte (2010). O desafio que se apresenta é ampliar a jornada escolar numa perspectiva de formação humana, como um instrumento de luta contra a alienação dos sujeitos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (19 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação Integral : entre o assistencialismo e a humanização dos sujeitos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |