• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação Integral : entre o assistencialismo e a humanização dos sujeitos

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - EDINA DE JESUS GUIMARAES DE OLIVEIRA.pdf (246.4Kb)
    Date
    2016
    Author
    Oliveira, Edina de Jesus Guimarães de
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educação integral
    Sociologia educacional
    Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Nos últimos anos a Educação Integral tem sido pauta recorrente nos discursos e nos programas de governo, contudo, ampliar o tempo de permanência na escola pode constituir-se numa possibilidade de melhoria da qualidade da educação ou converter-se numa proposta meramente assistencialista, destinada às camadas mais pobres da população, onde a organização do trabalho pedagógico, do tempo e dos espaços escolares podem educar para subserviência. Educar integralmente, numa perspectiva de formação humana, significa promover o máximo desenvolvimento humano, por meio da apropriação dos conhecimentos científicos, filosóficos e culturais como pauta a Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Histórico Cultural. Este artigo tem por objetivo analisar a proposta de Educação Integral do município de Telêmaco Borba-PR, a partir dos relatórios de acompanhamento pedagógico e das orientações emanadas pela Secretaria Municipal de Educação nos anos 2015 e 2016, buscando identificar a concepção de educação e a intencionalidade educativa do referido projeto. Com base na pesquisa bibliográfica, buscou-se definir a função social da escola numa abordagem materialista histórico-dialética e, por meio de uma análise documental, analisar a ampliação da jornada escolar no Brasil nos últimos anos e a proposta de Educação Integral na experiência do citado município, buscando elementos que justifiquem a ampliação da jornada escolar numa perspectiva de formação humana. Neste estudo, evidencia-se que a ampliação da jornada escolar dissociada da possibilidade de ofertar às crianças e jovens as máximas elaborações humanas, o conhecimento científico, a cultura erudita e o saber sistematizado, estará a serviço das pedagogias neoliberais pautadas no lema 'aprender a aprender', em favor da alienação dos sujeitos, conforme estudos desenvolvidos por Newton Duarte (2010). O desafio que se apresenta é ampliar a jornada escolar numa perspectiva de formação humana, como um instrumento de luta contra a alienação dos sujeitos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53662
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [189]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV