dc.contributor.author | Gnoatto, Dejanira Malacarne | pt_BR |
dc.contributor.other | Cardoso, Cristina | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T17:36:40Z | |
dc.date.available | 2021-06-08T17:36:40Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53660 | |
dc.description | Orientadora : Prof. (a). Dr. (a). Cristina Cardoso | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esse artigo tem por finalidade entender em que medida as condições socioeconômicas dos alunos do ensino médio são condicionantes para a permanência e ou o sucesso escolar. Este estudo de caso foi realizado em uma escola pública da capital do Paraná, a qual está inserida em uma comunidade pobre, onde os pais dos alunos possuem baixo nível de escolaridade e os jovens necessitam de trabalhar muito cedo para garantir a própria sobrevivência e ajudar no sustento da família também. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativo, no qual questionários foram aplicados aos alunos dos três anos do ensino médio. O objetivo dos questionários foi mapear o perfil socioeconômico desses jovens e adolescentes, bem como, investigar as expectativas que alunos e familiares tem com relação à escola. Além do descrito, pretende-se com este trabalho contribuir para que a escola e seus trabalhadores possam intervir positivamente no processo de ensino aprendizagem. Também durante a pesquisa, observou-se a falta de investimentos em políticas públicas básicas, nesta etapa tão importante da vida acadêmica desses jovens, bem como, a importância do fortalecimento dos vínculos da família com a escola, encorajando e incentivando os filhos de forma significativa, proporcionando assim uma identificação entre ambas. Afastando aquela ideia de obrigação ou tão somente uma busca desencontrada de um futuro melhor ou de ser alguém na vida, sem muita clareza daquilo que busca. Nesta perspectiva, o jovem precisa sentir-se pertencente à sociedade, sendo protagonista construindo e reconstruindo a sua própria história, defendendo os objetivos individuais e coletivos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (23 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.title | As condições socioeconômicas e a permanência dos alunos no ensino médio : um estudo de caso para (re) direcionar o trabalho da escola investigada | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |