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dc.contributor.authorGnoatto, Dejanira Malacarnept_BR
dc.contributor.otherCardoso, Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-08T17:36:40Z
dc.date.available2021-06-08T17:36:40Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53660
dc.descriptionOrientadora : Prof. (a). Dr. (a). Cristina Cardosopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse artigo tem por finalidade entender em que medida as condições socioeconômicas dos alunos do ensino médio são condicionantes para a permanência e ou o sucesso escolar. Este estudo de caso foi realizado em uma escola pública da capital do Paraná, a qual está inserida em uma comunidade pobre, onde os pais dos alunos possuem baixo nível de escolaridade e os jovens necessitam de trabalhar muito cedo para garantir a própria sobrevivência e ajudar no sustento da família também. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativo, no qual questionários foram aplicados aos alunos dos três anos do ensino médio. O objetivo dos questionários foi mapear o perfil socioeconômico desses jovens e adolescentes, bem como, investigar as expectativas que alunos e familiares tem com relação à escola. Além do descrito, pretende-se com este trabalho contribuir para que a escola e seus trabalhadores possam intervir positivamente no processo de ensino aprendizagem. Também durante a pesquisa, observou-se a falta de investimentos em políticas públicas básicas, nesta etapa tão importante da vida acadêmica desses jovens, bem como, a importância do fortalecimento dos vínculos da família com a escola, encorajando e incentivando os filhos de forma significativa, proporcionando assim uma identificação entre ambas. Afastando aquela ideia de obrigação ou tão somente uma busca desencontrada de um futuro melhor ou de ser alguém na vida, sem muita clareza daquilo que busca. Nesta perspectiva, o jovem precisa sentir-se pertencente à sociedade, sendo protagonista construindo e reconstruindo a sua própria história, defendendo os objetivos individuais e coletivos.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (23 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino médio - Evasão escolarpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.titleAs condições socioeconômicas e a permanência dos alunos no ensino médio : um estudo de caso para (re) direcionar o trabalho da escola investigadapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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