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dc.contributor.authorClemente, Claudineipt_BR
dc.contributor.otherSilva, Sônia Cristina dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-24T15:26:07Z
dc.date.available2021-06-24T15:26:07Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53653
dc.descriptionOrientadora : Sonia Cristina da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A evasão, repetência, baixo nível de aprendizado ou de envolvimento com as atividades didáticas propostas são frequentemente vistos como fatores de estigmatização dos alunos, ou elementos denunciantes do fracasso escolar. Costumam-se criar modelos de aluno ideal, que excludentes, dificultam cada vez mais a possibilidade de o aluno apropriar-se dos conhecimentos escolares e sentir-se integrado a sociedade. Muitas vezes não há reflexão dos processos sociais, históricos, culturais, econômicos e políticos, além das relações interpessoais e didáticas que envolvem o processo ensino-aprendizagem e seu consequente sucesso ou fracasso. Nesse sentido, esse estudo propõe-se a verificar se o fracasso escolar se reproduz por meio da pobreza, visto que a comunidade escolar pesquisada apresenta altos índices de repetência e são filhos de trabalhadores assalariados. Para tanto, aplicou-se avaliações diagnósticas com conteúdo baseado na Prova Brasil, em que o aluno do 7° ano deveria dominar totalmente esses conhecimentos, considerando a proficiência estabelecida pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e, a partir dos resultados obtidos, selecionou-se três alunos que apresentaram os menores desempenhos, seguida da verificação de suas condições socioeconômica. A avaliação diagnóstica aplicada propunha interpretação de texto, resolução das quatro operações e raciocínio lógico-matemático. Concluiu-se que, dos três alunos com menor desempenho, todos tem renda familiar de um salário mínimo, sendo todos repetentes pelo menos uma vez até a série que se encontram.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (21 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.titleFracasso escolar : sinônimo de pobreza?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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