• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação Integral (Programa Mais Educação) como superação das desigualdades sociais

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - CICERO DONADELI.pdf (483.5Kb)
    Date
    2016
    Author
    Donadeli, Cícero
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Pobreza
    Educação integral
    Pesquisa educacional
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo verificar se a adesão da escola no Programa Mais Educação ou jornada integral contribuiu para superar a desigualdade social dos(as) estudantes que estão frequentando há mais tempo o programa. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, localizado no bairro São Braz, no município de Curitiba. Foram utilizados questionários e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os (as) estudantes e responsáveis. A discussão sobre a educação, pobreza e desigualdade social sempre esteve em pauta nas reuniões pedagógicas no estabelecimento, sendo esta uma realidade que vivenciamos no dia a dia. É necessário que a escola e o poder público criem ações que garantam aos(às) estudantes e familiares das classes mais desfavorecidas um ensino que ofereça condições de superação das desigualdades sociais. A ampliação da jornada escolar pode garantir uma educação com mais qualidade e oportunidade para aos(às) estudantes que vivem em situação de pobreza, com o acesso aos conteúdos curriculares e extracurriculares que são direito dos estudantes e que estejam de acordo com a realidade da comunidade onde a escola está inserida. Partindo da experiência que vivemos no colégio com a participação no Programa Mais Educação foi verificada que a ampliação da jornada escolar teve uma aceitação significativa dos familiares dos alunos e da comunidade, sobretudo, pela segurança de estarem no espaço da escola no período em que os responsáveis trabalham. Entendemos que a construção participativa de uma proposta curricular de Educação Integral, articulada entre a escola e a comunidade, pode garantir uma educação escolar para a superação das desigualdades sociais e da afirmação do direito às diferenças. Entendemos ainda que para a oferta da jornada ampliada é necessária uma organização curricular de acordo com a proposta da Educação Integral, reestruturação do espaço físico dos estabelecimentos e construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Um currículo que permite levar em consideração a relação da educação, pobreza e desigualdade social pode avançar na formação cidadãos(as) estudantes que vivem em situação de pobreza, para que tenham maior consciência do seu direito à participação e do que ocasiona as desigualdades sociais. Ao mesmo tempo, permanecer mais tempo na escola pode favorecer que eles não abandonem os estudos para ingressar no mercado de trabalho informal. A pesquisa com as famílias/responsáveis e estudantes do colégio3 demonstrou que a permanência do(a) estudante na escola em período integral apresentou melhorias nas condições socioeconômica dos familiares. O levantamento teórico forneceu evidências de que a Educação Integral é uma interessante proposta para a construção de uma política pública que garanta à comunidade superar as condições sociais em que vive e que a desigualdade de oportunidade está relacionada à desigualdade educacional. A redução da desigualdade de renda de forma sustentável só será possível com maior investimento na educação, para atender a maioria da população, não basta o(a) estudantes ter acesso, é necessária uma educação de qualidade que atenda os interesses da comunidade na qual o(a) estudante está inserido.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53651
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [189]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV