Educação Integral (Programa Mais Educação) como superação das desigualdades sociais
Abstract
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo verificar se a adesão da escola no Programa Mais Educação ou jornada integral contribuiu para superar a desigualdade social dos(as) estudantes que estão frequentando há mais tempo o programa. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, localizado no bairro São Braz, no município de Curitiba. Foram utilizados questionários e realizadas entrevistas semi-estruturadas com os (as) estudantes e responsáveis. A discussão sobre a educação, pobreza e desigualdade social sempre esteve em pauta nas reuniões pedagógicas no estabelecimento, sendo esta uma realidade que vivenciamos no dia a dia. É necessário que a escola e o poder público criem ações que garantam aos(às) estudantes e familiares das classes mais desfavorecidas um ensino que ofereça condições de superação das desigualdades sociais. A ampliação da jornada escolar pode garantir uma educação com mais qualidade e oportunidade para aos(às) estudantes que vivem em situação de pobreza, com o acesso aos conteúdos curriculares e extracurriculares que são direito dos estudantes e que estejam de acordo com a realidade da comunidade onde a escola está inserida. Partindo da experiência que vivemos no colégio com a participação no Programa Mais Educação foi verificada que a ampliação da jornada escolar teve uma aceitação significativa dos familiares dos alunos e da comunidade, sobretudo, pela segurança de estarem no espaço da escola no período em que os responsáveis trabalham. Entendemos que a construção participativa de uma proposta curricular de Educação Integral, articulada entre a escola e a comunidade, pode garantir uma educação escolar para a superação das desigualdades sociais e da afirmação do direito às diferenças. Entendemos ainda que para a oferta da jornada ampliada é necessária uma organização curricular de acordo com a proposta da Educação Integral, reestruturação do espaço físico dos estabelecimentos e construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Um currículo que permite levar em consideração a relação da educação, pobreza e desigualdade social pode avançar na formação cidadãos(as) estudantes que vivem em situação de pobreza, para que tenham maior consciência do seu direito à participação e do que ocasiona as desigualdades sociais. Ao mesmo tempo, permanecer mais tempo na escola pode favorecer que eles não abandonem os estudos para ingressar no mercado de trabalho informal. A pesquisa com as famílias/responsáveis e estudantes do colégio3 demonstrou que a permanência do(a) estudante na escola em período integral apresentou melhorias nas condições socioeconômica dos familiares. O levantamento teórico forneceu evidências de que a Educação Integral é uma interessante proposta para a construção de uma política pública que garanta à comunidade superar as condições sociais em que vive e que a desigualdade de oportunidade está relacionada à desigualdade educacional. A redução da desigualdade de renda de forma sustentável só será possível com maior investimento na educação, para atender a maioria da população, não basta o(a) estudantes ter acesso, é necessária uma educação de qualidade que atenda os interesses da comunidade na qual o(a) estudante está inserido.