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dc.contributor.authorCaregnato, Angela Cristinapt_BR
dc.contributor.otherStival, Maria Cristina Elias Esperpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-09T18:14:27Z
dc.date.available2021-06-09T18:14:27Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53640
dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra. Maria Cristina Elias Esper Stivalpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O artigo apresentado pertence ao Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social da Universidade Federal do Paraná, com o eixo Educação Escolar, Pobreza, Direitos Humanos e Justiça Social, trata de uma análise dos resultados do Projeto Boletim de Acompanhamento da Família (BAF) de Marechal Cândido Rondon - Estado do Paraná, desde o ano que iniciou 2011 até o ano de 2015, envolvendo as escolas, professores, famílias, estudantes e equipe pedagógica do Projeto. A meta do projeto, tem como objetivo diminuir a incidência de risco pessoal e social das crianças e adolescentes entre 9 e 12 anos, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Tutelar, do Ministério Público e da Polícia Militar, combatendo às violências sociais contra crianças e adolescentes. Utilizou-se os bancos de dados, através dos relatórios, atendimentos e intervenções realizadas no decorrer da execução do mesmo, entrevistas com pessoas participantes do Projeto, bem como os profissionais que implantaram e implementaram o Projeto. Destaca-se qual foi a concepção idealizada, o perfil das gestões municipais, analisando a justificativa do Projeto, e destacando as mudanças que tiveram, por meio do quadro comparativo do que permanece e o que mudou, fazendo uma interface no resultado de quantos estudantes eram beneficiários do Programa Bolsa Família. Nesse sentido, ressalta a concepção de pobreza, verificando em cada ano como era tratada a pobreza no Projeto, por meio de relatos que identificam o mesmo, articulando com as temáticas do curso. Conclui-se que o Boletim de Acompanhamento da Família adquiriu legitimidade junto à comunidade escolar do município, dado o nível de comprometimento das pessoas envolvidas.pt_BR
dc.format.extent1 arquiva (19 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProjetos comunitariospt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectComunidade e escolapt_BR
dc.titleBoletim de Acompanhamento da Família (2011 - 2015) : uma análise necessáriapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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