Educação, pobreza e desigualdade social : o Projeto "Equidade" no município de Curitiba e seus efeitos no rendimento escolar dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família
Resumo
Resumo: Muitos estudos têm sido realizados acerca da relação entre pobreza,
desigualdade social e educação e de sua influência na qualidade do ensino
ofertado, em especial no rendimento escolar materializado em índices como o
IDEB (Índice do Desenvolvimento Básico da Educação). A revisão de literatura apresentou, no mínimo, duas perspectivas analíticas para esses estudos. De um lado pesquisadores como Lisboa (2009), Veloso (2009), Neri (2009), Barbosa Filho e Pessoa (2009), Ribeiro e Menezes Filho (2009), dentre outros, têm reservado à escola um papel compensatório que busca reduzir a influência da carência da vida social dos alunos no ambiente escolar, aumentando o
rendimento. De outro, autores como Portela (2013), Crahay (2000), Casassus (2007), apostam na elaboração de políticas educacionais que possam minimizar as desigualdades intraescolares, reduzindo a dispersão dos resultados. Considerando tais perspectivas, essa investigação teve como objeto de estudo o "Projeto Equidade" implementado no município de Curitiba, na gestão do governo Fruet (2013/2016), em quarenta e sete escolas da Rede
Municipal de Ensino (RME). O principal objetivo foi analisar a correlação entre a implementação do projeto citado e seus efeitos no rendimento escolar. Para atender ao objetivo proposto, utilizou-se de Pesquisa Bibliográfica e Exploratória, baseando-se na realidade de Curitiba e nos Índices de Rendimento Escolar já obtido pelo Município. Concluiu-se que o Projeto Equidade, como política pública educacional, produziu mudanças pedagógicas que permitiram minimizar as desigualdades intraescolares e ampliar os índices
de desempenho e rendimento escolar das escolas pertencentes ao escopo do projeto analisado