Educação, pobreza e desigualdade social : em discurso nas diretrizes de geografia do estado do Paraná : com a palavra professores/as de Francisco Beltrão
Resumo
Resumo : O presente artigo analisa as falas dos professores de Geografia do Colégio Estadual Cristo Rei do município de Francisco Beltrão, sobre a temática Educação Pobreza e Desigualdade Social, discursadas nas Diretrizes Curriculares de Geografia. Para esse estudo foi realizado grupo focal com 3 (três) professores graduados em Geografia. As conversas foram direcionadas com perguntas norteadoras pré-elaboradas com objetivo de organizar a sequência das falas que foram gravadas em áudio e transcritas, para posterior análise. Os principais resultados da pesquisa apontam para um discurso que evidencia a importância de se trabalhar e discutir as questões que envolvem pobreza e desigualdade social na disciplina de geografia. Também de destaque a partir das falas dos professores entrevistados, é que as diretrizes não abordam especificamente a temática pobreza e desigualdade social, desvinculando-se da realidade cotidiana da vivencia do estudante. É fato que a partir das análises realizadas, que a diretriz de geografia necessita de uma reformulação, abordando temas contemporâneos, entre eles as questões que envolvem pobreza e desigualdade social. As temáticas supracitadas são trabalhadas dependendo da visão ideológica do professor, sendo que diante do silêncio das diretrizes para um direcionamento mais claro e objetivo sobre a temática, cada professor dependendo do seu engajamento teórico e social faz a escolha pelas abordagens metodológicas pertinentes.