dc.contributor.author | Dullius, Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.other | Coutinho, Ângela Scalabrin, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T21:05:31Z | |
dc.date.available | 2021-05-28T21:05:31Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53614 | |
dc.description | Orientadora : Prof(a). Dr(a). Ângela Maria Scalabrin Coutinho | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Os currículos escolares podem ser instrumentos utilizados para atuar sobre as relações desiguais historicamente estabelecidas na educação. Na educação profissional do Brasil, as relações capitalistas instrumentalizaram e racionalizaram as relações de pobreza e desigualdade por meio do trabalho, excluindo o acesso à educação, racionalizado na luta pela sobrevivência de uma sociedade exclusa de direitos. Neste sentido, como potencial rompimento desta exclusão na atual sociedade, têm-se os currículos escolares que podem dar voz e ser instrumentos de meio comunicativo para reestabelecer um horizonte que considere variáveis socioeconômicas e culturais em seus contextos, incluindo a pobreza como elemento difusor na elaboração de projetos de curso. Para isto, é necessário repensar o currículo, conhecer as realidades e diferentes contextos nos quais a escola está inserida. Neste estudo, se analisou um currículo pensado para a educação profissional. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica sobre pobreza e educação profissional, em tom reflexivo e crítico, sintetizado na frase: "a pobreza do trabalho educacional" e de análise documental, por meio do estudo do projeto político pedagógico de um curso de educação profissional. Por fim, com base na teoria Habermaziana da razão comunicativa, o estudo traz reflexões de como um currículo pode ser um instrumento potencializador para romper com a ação instrumental e transformar a realidade social local. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (22 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | A pobreza e as desigualdades no ensino profissionalizante : um estudo de caso no curso PROEJA-FIC Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão - IFPR Campus Paranaguá | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |