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dc.contributor.authorDullius, Alexandrept_BR
dc.contributor.otherCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-28T21:05:31Z
dc.date.available2021-05-28T21:05:31Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53614
dc.descriptionOrientadora : Prof(a). Dr(a). Ângela Maria Scalabrin Coutinhopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Os currículos escolares podem ser instrumentos utilizados para atuar sobre as relações desiguais historicamente estabelecidas na educação. Na educação profissional do Brasil, as relações capitalistas instrumentalizaram e racionalizaram as relações de pobreza e desigualdade por meio do trabalho, excluindo o acesso à educação, racionalizado na luta pela sobrevivência de uma sociedade exclusa de direitos. Neste sentido, como potencial rompimento desta exclusão na atual sociedade, têm-se os currículos escolares que podem dar voz e ser instrumentos de meio comunicativo para reestabelecer um horizonte que considere variáveis socioeconômicas e culturais em seus contextos, incluindo a pobreza como elemento difusor na elaboração de projetos de curso. Para isto, é necessário repensar o currículo, conhecer as realidades e diferentes contextos nos quais a escola está inserida. Neste estudo, se analisou um currículo pensado para a educação profissional. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica sobre pobreza e educação profissional, em tom reflexivo e crítico, sintetizado na frase: "a pobreza do trabalho educacional" e de análise documental, por meio do estudo do projeto político pedagógico de um curso de educação profissional. Por fim, com base na teoria Habermaziana da razão comunicativa, o estudo traz reflexões de como um currículo pode ser um instrumento potencializador para romper com a ação instrumental e transformar a realidade social local.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (22 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.titleA pobreza e as desigualdades no ensino profissionalizante : um estudo de caso no curso PROEJA-FIC Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão - IFPR Campus Paranaguápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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