Navegação Educação, pobreza e desigualdade social por data do documento
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Programa Bolsa Família : a condicionalidade da educação e a frequência escolar no município de Cascavel/Paraná
(2016)Resumo : O presente trabalho é o resultado da pesquisa realizada na Pós-Graduação Latu Sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, promovida pela SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade ... -
Estudo sobre desempenho escolar de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes
(2016)Resumo : O presente artigo apresenta o resultado de pesquisa que teve como objetivo analisar o desempenho escolar dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família matriculados na escola pública camponesa municipal Chico ... -
Considerações sobre o papel desempenhado pela escola na integração com a comunidade e no resgate da desigualdade e pobreza
(2016)Resumo : Este artigo objetiva considerar o papel desempenhado pela escola como agente integrador entre os alunos, independente do grupo social e econômico e da participação ou não em programas sociais de redistribuição de ... -
A pobreza e o currículo : permanências e ausências nos documentos oficiais de geografia
(2016)Resumo : O presente artigo visa realizar uma análise sobre os documentos oficiais (PCN's; DCN's; e o Caderno de expectativas) de Geografia, visando a compreensão de como estes abordam a produção histórica da pobreza e se ... -
Educação escolar, pobreza, direitos humanos e justiça social : gestão pública e transparência
(2016)Resumo : A administração pública nos últimos anos passa por um momento singular no que diz respeito a lei de transparência e responsabilidades, este artigo vem mostrar como a forma de contratação nas compras públicas se ... -
Formação profissional aos beneficiários do Programa Bolsa Família
(2016)Resumo : A desigualdade social é um problema de ordem mundial e não só local. No Brasil, no entanto, para garantir os direitos básicos constitucionais de todo cidadão, o governo precisa não somente compreender a natureza ... -
Currículo e inclusão social : contribuições do currículo escolar na efetivação de políticas públicas de inclusão social
(2016)Resumo : O presente artigo faz uma reflexão sobre a contribuição do currículo escolar no auxílio da efetivação das políticas públicas de inclusão social relacionada à situação de extrema pobreza na qual se encontram diversas ... -
Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza
(2016)Resumo : Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) tem considerado os saberes e as identidades construídas a partir das vivências da pobreza e ... -
Os saberes e percepções docentes acerca do Programa Bolsa Família : um estudo de caso
(2016)Resumo : O presente artigo trata sobre o tema das percepções docentes com relação ao Programa Bolsa Família, e de como eles relacionam o mesmo à aprendizagem e ao cumprimento da tentativa de manter todos os/as educandos e ... -
Escola pública e pobreza : a inserção do estudante pelo Programa Bolsa Família
(2016)Resumo : A conjuntura político-econômica que se desenha atualmente nos remete a uma reflexão sobre a relação escola pública e pobreza a partir da inserção do estudante pobre pelo programa Bolsa Família. Nessa direção, este ... -
Índices de evasão escolar em escolas da rede estadual de ensino do Paraná no núcleo de Telêmaco Borba
(2016)Resumo : A temática da evasão escolar tem sido assunto de debate recorrente entre os profissionais da educação, governantes e pesquisadores. Para buscar responder os motivos da evasão escolar analisamos diversos autores ... -
O Programa Bolsa Família e a condicionalidade frequência escolar como aporte para a cidadania
(2016)Resumo : No contexto das políticas públicas o Programa Bolsa Família (PBF) se institui em principal programa social do governo federal articulado a três dimensões para superação da fome e da pobreza: aliviar os efeitos ... -
Perspectivas sobre o ensino em direitos humanos na educação básica de Laranjeiras do Sul - Paraná
(2016)Resumo : O objetivo dessa pesquisa foi levantar o conhecimento que os docentes de Laranjeiras do Sul têm sobre o tema Direitos Humanos na escola. A metodologia de pesquisa selecionada foi revisão de literatura e a aplicação ... -
O currículo do curso de pedagogia e a pobreza : um estudo bibliográfico
(2016)Resumo : Este artigo propõe reflexões sobre como a Instituição de Ensino Superior aborda o tema pobreza no currículo do Curso de Pedagogia, enquanto espaço e elemento de formação pedagógica. A pedagogia é definida como a ... -
Educação, pobreza e desigualdade social : em discurso nas diretrizes de geografia do estado do Paraná : com a palavra professores/as de Francisco Beltrão
(2016)Resumo : O presente artigo analisa as falas dos professores de Geografia do Colégio Estadual Cristo Rei do município de Francisco Beltrão, sobre a temática Educação Pobreza e Desigualdade Social, discursadas nas Diretrizes ... -
As ações intersetoriais na promoção dos direitos sociais para as famílias e indivíduos participantes do PBF - Programa Bolsa Família
(2016)Resumo : Esse artigo tem por objetivo suscitar o debate sobre a efetividade das ações intersetoriais presumidas na metodologia do Programa Bolsa Família (PBF), especificamente no Município de Quatro Barras – PR. Para tanto, ... -
Educação Integral : entre o assistencialismo e a humanização dos sujeitos
(2016)Resumo : Nos últimos anos a Educação Integral tem sido pauta recorrente nos discursos e nos programas de governo, contudo, ampliar o tempo de permanência na escola pode constituir-se numa possibilidade de melhoria da ...