Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Elyandra Caroline Alves dept_BR
dc.contributor.otherKalinke, Luciana Puchalskipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-12T12:33:59Z
dc.date.available2019-02-12T12:33:59Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53551
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Luciana Puchalski Kalinke.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho busca destacar a importância das oficinas de sexualidade dentro do currículo escolar do 5º ano do ensino fundamental, para a promoção da saúde do pré-adolescente. A pesquisa de intervenção e aplicação do projeto teve como sujeitos estudantes de duas turmas distintas de 5º ano da escola Municipal Lapa, situada na região leste do município de Curitiba. Uma das turmas participou das oficinas de sexualidade e a outra não, recebendo esta segunda, apenas o acompanhamento da professora de Ciências, no que se refere aos conteúdos presentes no currículo. Concluiu-se, com base nas avaliações aplicadas em ambos os grupos, que o grupo que esteve presente nas oficinas, obteve um desempenho a aproximadamente 1,0 maior do que a turma que não participou (grupo controle). Também se concluiu, através das percepções externadas pelos estudantes, que as oficinas se trataram de um valioso aporte didático no tratamento de temas como a sexualidade, pois se configuram como um espaço de confiança para a aprendizagem coletiva.pt_BR
dc.format.extent43 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleOficinas de sexualidade em uma turma de quinto ano do ensino fundamental : possibilidades de aportes curricularespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples