Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSacht, Norilda Grosslpt_BR
dc.contributor.otherBatista, Clarice Martins de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-12T14:33:37Z
dc.date.available2019-12-12T14:33:37Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53452
dc.descriptionOrientador : Profa. Ma. Clarice Martins de Souza Batistapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A educação brasileira vem passando por grandes mudanças ao longo dos anos. O processo didático vem evoluindo na medida em que as dificuldades de aprendizagem vem sendo desmistificadas por estudiosos de diferentes áreas. É fato que a formação acadêmica não é o suficiente para preparar os professores a fim de que o mesmo tenha condições de atender a todas as necessidades de seus alunos em sala de aula. Em detrimento disso surgem diversos cursos de formação continuada em serviço oferecidos tanto pelas redes públicas como privada. O foco de pesquisa para a realização deste artigo é de que forma os professores que atuam nos anos iniciais vem reagindo diante da formação continuada intitulada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), analisando-se suas expectativas e consolidação, em sala de aula, das teorias aprendidas e utilização das práticas vivenciadas durante as formações continuadas. Para a realização da pesquisa utilizou-se questionários enviados através de e-mails, que foram respondidos por 54 professores. Pode-se concluir através da análise dos questionários que os professores reconhecem o quanto a formação contribuiu para a inovação de suas práticas pedagógicas e na medida do possível introduzem essas novas práticas em seu planejamento docente, no entanto faz-se necessário continuar investindo na formação continuada, pois o professor precisa deste apoio para renovar seu fazer docente.pt_BR
dc.format.extent31 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Educação permanentept_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadorespt_BR
dc.titleImpacto da formação continuada : como professores que participam do PNAIC aceitam as novas práticas pedagógicas?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples