dc.contributor.author | Sacht, Norilda Grossl | pt_BR |
dc.contributor.other | Batista, Clarice Martins de Souza | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T14:33:37Z | |
dc.date.available | 2019-12-12T14:33:37Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53452 | |
dc.description | Orientador : Profa. Ma. Clarice Martins de Souza Batista | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A educação brasileira vem passando por grandes mudanças ao longo dos anos. O processo didático vem evoluindo na medida em que as dificuldades de aprendizagem vem sendo desmistificadas por estudiosos de diferentes áreas. É fato que a formação acadêmica não é o suficiente para preparar os professores a fim de que o mesmo tenha condições de atender a todas as necessidades de seus alunos em sala de aula. Em detrimento disso surgem diversos cursos de formação continuada em serviço oferecidos tanto pelas redes públicas como privada. O foco de pesquisa para a realização deste artigo é de que forma os professores que atuam nos anos iniciais vem reagindo diante da formação continuada intitulada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), analisando-se suas expectativas e consolidação, em sala de aula, das teorias aprendidas e utilização das práticas vivenciadas durante as formações continuadas. Para a realização da pesquisa utilizou-se questionários enviados através de e-mails, que foram respondidos por 54 professores. Pode-se concluir através da análise dos questionários que os professores reconhecem o quanto a formação contribuiu para a inovação de suas práticas pedagógicas e na medida do possível introduzem essas novas práticas em seu planejamento docente, no entanto faz-se necessário continuar investindo na formação continuada, pois o professor precisa deste apoio para renovar seu fazer docente. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Professores alfabetizadores | pt_BR |
dc.title | Impacto da formação continuada : como professores que participam do PNAIC aceitam as novas práticas pedagógicas? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |