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dc.contributor.advisorCorrer, Cassyano Januáriopt_BR
dc.contributor.authorGodoy, Rangel Raypt_BR
dc.contributor.otherFernández-Llimós, Fernandopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticaspt_BR
dc.date.accessioned2018-02-20T15:26:04Z
dc.date.available2018-02-20T15:26:04Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/53440
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Cassyano Januário Correrpt_BR
dc.descriptionCoorientador : Prof. Dr. Fernando Fernández-Llimóspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Defesa: Curitiba, 08/12/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O atendimento farmacêutico em consultório é uma prática em expansão em todo mundo. Busca intervir no sentido de estimular o uso racional de medicamentos, identificando, resolvendo e prevenindo problemas relacionados à farmacoterapia Por outro lado a farmácia, enquanto área de conhecimento, continua atrelada a referenciais epistemológicos e metodológicos tradicionais tecnicistas. Assim, pouca atenção tem sido dada ao processo de interação face a face entre farmacêutico e paciente. Esta tese é composta por duas partes distintas, porém complementares: A primeira é focada no processo de análise da interação profissional/paciente no contexto da consulta farmacêutica a pacientes polimedicados. A segunda é focada no processo de design e implantação de serviços de cuidado farmacêutico nos diferentes pontos de atenção da rede de atenção à saúde de Curitiba, bem como no processo de capacitação clínica dos profissionais farmacêuticos dessa rede. A primeira parte se trata de um estudo qualitativo observacional desenvolvido em um serviço clínico de farmácia em um hospital de grande porte onde pacientes eram atendidos em consultório para revisão da farmacoterapia. Os dados de análise foram os áudios resultantes da interação farmacêutico-paciente nas consultas. Foi utilizado o método de análise de conversa. Trata-se de um método indutivo, derivado da etnometodologia que considera que a ação de fala contextualmente orientada é uma ferramenta que os indivíduos utilizam para desenvolver tarefas específicas, construir identidades, bem como a própria realidade social. Trinta e quatro consultas de 17 diferentes farmacêuticos foram analisadas, constituindo mais de 37 horas de interação. A consulta farmacêutica demonstrou aspectos típicos de um tipo de interação institucional, orientada por métodos e protocolos que buscam orientar a execução de tarefas específicas. Farmacêuticos, pacientes e cuidadores buscaram desenvolver identidades no sentido de negociar o processo de assimetria da relação, trazendo por vezes constrangimentos e dificuldades interacionais que tornavam a consulta longa e pouco efetiva. Observou-se que a organização da consulta é influenciada principalmente pelo prontuário de consulta fazendo com a ordem de avaliação seguisse o seguinte sentido geral: introdução, coleta de perfil do paciente, estilo de vida, avaliação da queixa principal, avaliação da história clínica, avaliação da história de medicação, realização de um plano de cuidado e fechamento da consulta. Cada etapa revelou particularidades que caracterizam a consulta farmacêutica. Na segunda parte deste trabalho foi utilizado um referencial de design de serviços, que sugere a realização de etapas de mapeamento, entendimento, conceituação, refinamento e implantação do serviço. Foi realizada uma avaliação etnográfica dos pontos de atenção à saúde para em seguida se propor modelos de serviços que eram discutidos em reuniões com as equipes. Foram desenvolvidos modelos de consulta em consultório, em domicílio, em leito e em sala de observação. O serviços foram implantados em unidades básicas de saúde, centros de especialidades, centros de atenção psicossocial, farmácia popular, unidades de pronto atendimento, maternidade e na farmácia do componentes especializado da assistência farmacêutica. Os profissionais foram capacitados durante o processo de design e implantação. Palavras-chave: cuidado farmacêutico; consulta farmacêutica; análise de conversa; comunicação; serviços farmacêuticos; design de serviços; rede de atenção à saúdept_BR
dc.description.abstractAbstract: The pharmaceutical care in office setting is an expanding practice over the world. It seeks to promote the rational use of medicines, identifying, solving and preventing medication related problems. On the other hand, pharmacy, as an area of knowledge, is still tied to traditionals epistemological and methodological referentials. Therefore, little attention has been paid on the interactional process developed between pharmacist and patient. The present thesis is composed by two different parties, that are, nevertheless complementaries. The first one has its focus on the analysis of the interaction between professional/patient in the pharmaceutical office care setting. The second one is focused on the design and deployment of pharmaceutical care services in the various settings of the health care network of Curitiba, as well as the clinical training of the pharmacists. The first part of the thesis is a qualitative observational research performed in a clinical pharmacy care service of a large hospital where patients were seen in a clinical office for the pharmacoterapy review. The data for analysis was the consultation records resulting from the pharmacist/patient interaction in the clinical office. The chosen method was the conversation analysis. It's an inductive method from the ethnomethodology wich considers that contextualized talk action is a tool that people use to perform specifical tasks, build identities, as well as the social reality itself. Thirty-four consultations from 17 different pharmacists were analysed, resulting in 37 hours of interaction. The pharmacist office consultation showed institutional aspects of interaction, conducted by protocols that seeks to guide the execution of specfic tasks. Pharmacists, patients and caregivers worked on the developement of identities, negociating the asymmetry of the relationship, what brought, sometimes, constraints and interational issues, leading to a lingering and ineffective appointment. It was noted that the appointment framework was influenced mainly by the pharmacist record, resulting in an order of evaluation that followed this general sequence: Introduction, patient profile, lifestyle, main complaint, clinical history, medication history, care plan set up and closing. Each stage reveals specificities that caracterize the pharmacist's consultation. In the second part of this thesis we used a theory of service's design, wich sugests the steps of mapping, understanding, conceptualizing, refining and implanting to achieve the goals. It was perfomed an ethnographic research of each health setting and then it was suggested templates of services that have been discussed in meeting staff. It was developed patterns of pharmacy consultation in pharmacy office (outpatients), home care, bed (of inpatients) and observation room. The services were deployed in primary health care settings, specialty centers, psychosocial care centers, popular pharmacy, emergence units, maternity and the specialized components pharmacy. All pharmacy staff were trained during the designing and deployment of services. Keywords: pharmaceutical care; pharmaceutical consultation; conversation analysis; communication; pharmaceutical clinical services; design of services; network health care systempt_BR
dc.format.extent559 p. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectAtenção farmacêuticapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectAdministração em saúdept_BR
dc.subjectPlanejamento em saúdept_BR
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.titleAnálise qualitativa da interação farmacêutico-paciente em consultas ambulatoriais e desenvolvimento de serviços de cuidado farmacêutico na rede de atenção à saúde de Curitibapt_BR
dc.typeTesept_BR


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