Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTorquato, Clóris Portopt_BR
dc.contributor.authorMendonça, Ester Machnapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T16:43:36Z
dc.date.available2020-04-29T16:43:36Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53409
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Cloris Porto Torquatopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 26/04/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 163-168pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem, como objetivo geral, investigar como se configuram políticas linguísticas e de letramento promovidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. A partir de diversos autores (entre eles SHOHAMY 1993; 2001; 2006; BAKHTIN, 2010; 2011; VOLOCHINOV, 2013; 2013b; STREET, 2003), analisaremos, especificamente, as ideologias linguísticas que permeiam as questões objetivas e as propostas de redação presentes num conjunto de provas do exame (anos de 2015, 2014, 2013, 2012), com o objetivo específico de analisar a) as visões de língua que permeiam o ENEM; b) as visões de texto que permeiam o ENEM; e c) as visões de escrita que permeiam o ENEM. A pesquisa é essencialmente bibliográfica e documental e as análises foram construídas pelo estabelecimento de relações dialógicas (BRAIT, 2006) entre os cadernos de prova do ENEM e os documentos que informam o Ensino Médio e a própria criação do exame. Nesse recorte, estão os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM), as legislações vinculadas à criação e às atualizações do ENEM (portarias do Ministério da Educação), a Matriz de Referência do Exame e o Guia de Redação (2013 e 2016). Esses documentos foram mobilizados como objetos de investigação à medida que foram encontradas dissonâncias ou ressonâncias em relação ao exame em si. Ao final das análises, constatamos que predomina, ao longo da prova, uma percepção de língua descontextualizada. As ideologias linguísticas subjacentes ao ENEM estão distantes dos documentos oficiais em relação às concepções de língua, texto e escrita, embora, em muitos casos, haja um aparente afinamento de conceitos. Como consequência, a prova cria uma política de língua como um fenômeno descontextualizado, tanto em relação à leitura como em relação à escrita. Palavras-chave: Políticas linguísticas. Ideologias Linguísticas. ENEM.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to investigate how linguistic and literacy policies, put forward by the National High School Examination (ENEM), have been conceived. Based on authors as Shohamy (1993, 2001, 2006), Bakhtin (2010), Volochinov (2013), Street, (2003), we specifically studied the linguistic ideologies which underlie the multiple choice questions as well as the writing test. Therefore, a set of exams (from 2015 to 2012) were analyzed, focusing on a) language ideologies that underlie ENEM; b) conceptions of text that underlie ENEM; and c) conceptions of writing that underlie ENEM. This is a bibliographic and document investigation and the analysis was conducted by the establishment of dialogic relations (BRAIT, 2006) between the examination items and the official documents that regulate high school in Brazil, as well as ENEM. In this context, The National Curricular Parameters (PCN), the National Curricular Guidelines for Secondary Education (OCNEM), the legislation related to the creation and updating of the ENEM (Ministry of Education regulations), the Reference Matrix and the Writing Guide (2013 and 2016) were considered as resources. These documents were chosen as research objects as dissonances or resonances were found in relation to the examination itself. At the end of the analysis, we found out that a conception of decontextualized language prevails throughout the test. The linguistic ideologies underlying ENEM disrupt from the official documents in relation to the conceptions of language, text and writing, although in many cases there is an apparent conformity of concepts. As a consequence, the exam contributes to a language policy that considers language as a decontextualized phenomenon, both in relation to reading and writing. Key Words: Language Policy. Language Ideology. ENEM.pt_BR
dc.format.extent168 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectEnsino médio - Avaliaçãopt_BR
dc.titleLíngua, texto e escrita : as ideologias linguísticas no Exame Nacional do Ensino Médio e a política linguística para o português no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples