Show simple item record

dc.contributor.authorMarty, Melissa Wallbachpt_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Vanisse Simone Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T16:30:30Z
dc.date.available2019-11-20T16:30:30Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53377
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Vanisse Simone Alves Corrêapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Considerando a realidade da educação no Brasil, o presente artigo aponta o trabalho realizado pelo pedagogo gestor em escolas no município de Pinhais/PR que evidenciaram resultados satisfatórios nas avaliações do IDEB. O objetivo do trabalho é ver em que medida o trabalho do pedagogo, embasado na gestão democrática de ensino pode impactar nas avaliações. As avaliações em larga escala vêm se tornando cada vez mais frequentes no Brasil e no mundo. Esse tipo de avaliação busca determinar o que um grupo tem de conhecimentos adquiridos. A pesquisa tem como suporte teórico vários autores, entre eles destacando-se Paro (2002), que contribui com temas relevantes para a discussão da democratização da gestão das unidades escolares a partir da análise dos artigos da LDB/96. O estudo tem como campo empírico a realidade de duas escolas municipais de Pinhais com resultados opostos no IDEB de 2013. Seguindo-se os critérios propostos por Paro (2000), a análise evidenciou que é de extrema importância o papel do pedagogo no resultado positivo do IDEB e que quanto mais democrática a gestão escolar se configura, melhores os resultados alcançados nas avaliações.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleA importância do trabalho do pedagogo e da gestão democrática na busca pela qualidade na educaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record