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dc.contributor.authorSouza, Marlene dept_BR
dc.contributor.otherFerraz, Jokasta Pires Vieirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T17:47:48Z
dc.date.available2019-11-26T17:47:48Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53372
dc.descriptionOrientadora : Professora Ma. Jokasta Pires Vieira Ferrazpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo buscará refletir sobre a importância da articulação do trabalho pedagógico realizado pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) atuantes nas Salas de Recursos Multifuncional (SRM), professores da sala comum e os integrantes da equipe pedagógica, tendo em vista o atendimento dos alunos com deficiência (física, intelectual, visual, auditiva, múltipla), Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), inclusos na rede regular de ensino, garantindo-lhes oferta de educação com qualidade. Buscar-se-á através da pesquisa bibliográfica reunir elementos que fundamentam a (re) organização do trabalho pedagógico de maneira a promover o estabelecimento de ações pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento de um trabalho coletivo envolvendo não só os professores do AEE, mas também os professores da sala comum e os profissionais atuantes na equipe pedagógica, procurando a partir daí buscar a efetivação da Inclusão Escolar e com isso, a garantia não só do acesso de todos à educação, mas também de sua permanência e seu sucesso na escolarização, tendo em vista que a escola é o local onde os diferentes grupos se encontram, interagem e convivem entre si, fazendo-se necessário a promoção de um olhar mais humanizado sobre esses sujeitos, visto que, precisamos reconhecer e respeitar as diferenças ali existentes, mobilizando os demais para tal convívio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This article will seek to reflect on the importance of coordination of the pedagogical work of the teachers of the Educational Service Specialist (AEE) working in the Multifunctional Resource Rooms (SRM), common room of teachers and members of the teaching staff, with a view to meeting the students with disabilities (physical, intellectual, visual, auditory, multiple), Pervasive Developmental Disorders (PDD) and high abilities/giftedness, included in the regular school system, guaranteeing their delivery of education quality. will look up through the literature together elements supporting the (re) organization of educational work in order to promote the establishment of educational activities to enable the development of a collective effort involving not only the teachers of the ESA, but also teachers the common room and the professionals working in the teaching staff, looking from there to seek the realization of the School Inclusion and thereby ensuring not only access for all to education, but also of its permanence and its success in education, with a view that school is the place where different groups meet, interact and coexist with each other, making it necessary to promote a more humane look at these subjects, since we need to recognize and respect there differences, mobilizing others to such.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado na rede regular de ensino : caminhos a serem trilhadospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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