dc.contributor.author | Fritzen, Margarete Klich | pt_BR |
dc.contributor.other | Hammerschmitt, Ida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T19:37:33Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T19:37:33Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53363 | |
dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmitt | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : No presente artigo estão contempladas reflexões sobre o processo de inclusão do educando com altas habilidades ou superdotação. O objetivo deste estudo é contribuir com indicativos que possam agilizar o processo de criação e implantação de uma Sala de Recursos específica para atendimento a estudantes diagnosticados com potenciais acima da média, com altas habilidades ou superdotação, no Colégio Estadual Professor Il do José Fritzen do Município de Entre Rios do Oeste, PR. Para desenvolver a pesquisa recorreu-se aos fundamentos teóricos sobre inclusão e sobre altas habilidades e com aplicação de instrumento de pesquisa na forma de questionário, para os alunos de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi motivado na busca de maior entendimento sobre estudantes que apresentam potencial elevado e, possíveis meios de atendimento para estes. | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Crianças superdotadas - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Altas habilidades e o processo de inclusão | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |