A formação do pedagogo e suas atribuições no contexto escolar
Resumo
Resumo : O presente artigo tem por finalidade esclarecer a função prevista do pedagogo nas escolas públicas do Estado do Paraná abordando a trajetória histórica percorrida por esse profissional até chegar aos dias atuais, passando pela supervisão e orientação educacional. Para tal, pesquisou-se entre estudiosos do tema através de leitura e pesquisa bibliográfica e também fez-se uso de um questionário aplicado entre professores e profissionais pedagogos com perguntas pertinentes ao tema proposto para a pesquisa. Questiona-se porque os pedagogos não conseguem exercer sua função de atender e orientar alunos e corpo docente, possibilitando uma melhor qualidade no processo de ensino aprendizagem e também proporcionando aos professores novas metodologias e leituras que venham a contribuir para o trabalho dos mesmos em sala de aula. Questiona-se também porque o pedagogo é visto pela comunidade escolar em geral e seus profissionais e alunos, como um "multitarefa" ou "faz tudo" dentro das instituições escolares, buscando soluções imediatas para os problemas corriqueiros e deixando assim de promover um trabalho pedagógico que venha ao encontro dos anseios de toda a sociedade para que então possa contribuir para uma melhoria na qualidade da educação de uma forma geral.
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- Coordenação Pedagógica [455]