dc.contributor.author | Reis, Lourens Fagundes dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-27T17:29:42Z | |
dc.date.available | 2019-11-27T17:29:42Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53332 | |
dc.description | Orientadora : Profa. Ms. Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo objetivou abordar a avaliação em larga escala no Brasil e suas aplicações na realidade escolar. Para tanto, foram utilizadas como fontes de dados os documentos oficiais disponibilizados pelo Ministério de Educação que abordam as avaliações escolares, nas versões on-line, - além de indicadores estatísticos, conforme explicitado ao longo do trabalho. Na revisão de literatura foram utilizados autores como: Freitas (2009); Esteban (2001); Luckesi (2009) e Rodrigues (2009). Também se optou pelo levantamento de informações na base de dados da biblioteca eletrônica de artigos disponibilizados no sistema de periódicos científicos "Scielo"2. A metodologia consistiu em uma pesquisa sistemática, selecionando os artigos pertinentes ao tema, lidos criteriosamente e analisados os conteúdos a partir dos descritores construídos, com a finalidade de estabelecer parâmetros de análise, confrontando-os com o intuito de elaboração de Tabela Comparativa que foi apresentada. Esse trajeto de estudos possibilitou estabelecer relações entre a reflexão teórica, fundamental para a compreensão da realidade educacional, e a proposição de alternativas que contribuam para transformá-la, na direção de uma educação que considere a Avaliação em Larga Escala como um instrumento de diagnóstico importante, superando assim, as visões excludentes e classificatórias. Para além da análise, nos aspectos conclusivos do trabalho, foram ressaltadas questões propositivas que objetivaram avançar com os estudos no arcabouço teórico, propiciando dessa forma, uma prática educacional que contribua para a qualidade do ensino na escola pública do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | Avaliação de larga escala : possibilidades de aplicação na realidade escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |