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dc.contributor.authorFaustinoni, Joaquimpt_BR
dc.contributor.otherBatista, Clarice Martins de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-08T16:05:06Z
dc.date.available2020-01-08T16:05:06Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53314
dc.descriptionOrientadora : Profa. Ma. Clarice Martins de Souza Batistapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo objetiva apresentar uma breve reflexão sobre diversidade sociocultural e gênero no cotidiano escolar, destacando as relações de gênero e sexualidade na escola, relações de gênero e a postura do(a) docente na vivência escolar, a percepção dos preconceitos e diferenças nas escolas relembrando a dificuldade de inclusão do tema no Brasil apresentando os inúmeros desafios e alguns avanços alcançados. Percebe-se que as diversidades têm sido um grande desafio, pois a escola atual não está de fato preparada para debater e realizar a interação do tema junto aos discentes, por tratar-se de temas ainda complexos e polêmicos para a sociedade em geral. Necessita-se apontar uma escola que garanta o respeito a todas as diversidades vivenciadas pelos educandos dentro da Instituição de Ensino, sendo espaço de inclusão, aprendizagem e construção da identidade do sujeito, percebendo constantemente que os educandos são sujeitos com potencialidades e limitações. Tal condição de preconceitos vivenciada por educandos nas situações de discriminação de gênero, diversidade sexual e diversidade cultural. É fato que o preconceito está presente no cotidiano escolar, por isso, a necessidade de se trabalhar o tema em uma educação inclusiva para todos os sujeitos da escola. O educando tem o direito de ser atendido em todas as suas necessidades educacionais, tendo em vista que a sua inclusão só acontecerá de fato e terá resultado se ele for respeitado em suas diferenças e potencialidades. Este artigo é realizado por meio de estudos bibliográficos com o intuito de comprovar a importância da inclusão de todos os educandos no conceito mais amplo de diversidade no ensino regular e seus reflexos no processo de ensino aprendizagem. Os principais teóricos utilizados são Louro, Camargo, Moreira e Candau, Marin, Albernaz, entre outros. Chega-se a conclusão da necessidade de se continuar refletindo sobre as questões de gênero, sexualidade e inclusão no espaço escolar.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.titleQuestão de gênero e diversidade sociocultural no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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