A relação entre o mix de marketing e o sucesso da maior rede de alimentação do mundo : McDonald's
Resumo
Resumo : A presente pesquisa busca relacionar o mix de marketing (produto, preço, promoção e praça), seu modelo de operações e demais estratégias de marketing com o sucesso mundial da rede norte-americana de fast-food McDonald’s. Os dados foram coletados a partir de pesquisas em outros artigos científicos, leitura de livros, visitação e observação em pontos de venda e principalmente da entrevista em profundidade realizada com um dos maiores franqueados da rede no sul do Brasil. Verificou-se que a rede consegue de forma eficiente estender e adaptar todos os itens do seu composto de marketing em diferentes mercados de atuação e ao mesmo tempo manter seu posicionamento claro e padronizado em âmbito global. O segmento de alimentação fora de casa cresce constantemente devido a sua praticidade e acessibilidade. A rede se aproveita da oportunidade com o investimento em inovação e principalmente qualidade e rapidez no serviço que é padronizado no mundo inteiro. Seu modelo de franquias que exige um rígido padrão de qualidade a ser seguido, mas ao mesmo tempo permite que o franqueado tenha liberdade em opinar e gerir suas lojas, permite também que o modelo de franquias seja um dos mais bem-sucedidos atualmente.
Collections
- Marketing empresarial [489]