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dc.contributor.authorMoraes, Fabiana Arlete Reis dept_BR
dc.contributor.otherFerraz, Jokasta Pires Vieirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-12T17:29:00Z
dc.date.available2019-12-12T17:29:00Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53248
dc.descriptionOrientadora : Jokasta Pires Vieira Ferrazpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo propõe uma reflexão sobre como é organizado o Conselho de Classe nas escolas estaduais do Estado do Paraná, com vistas a apreender quais são os limites e possibilidades para uma melhoria no desenvolvimento deste órgão colegiado. Pois, ainda que a legislação assegure que o Conselho de Classe deva ser um momento de avaliação tanto do aluno quanto dos outros sujeitos que participam do processo de aprendizagem, como os professores, a equipe pedagógica, direção escolar, a família e o meio social no qual o aluno está inserido, têm-se inúmeras dificuldades para sua verdadeira efetivação. Desta forma, este artigo tem como objetivo geral investigar a importância do Conselho de Classe na condução do trabalho pedagógico, seus desafios e possibilidades. Para tanto, será explanado o que os teóricos que discutem gestão democrática definem por Conselho de Classe. E, na tentativa de trazer as vozes do que profissionais que atuam diretamente no ambiente escolar, optou-se por tratar esta temática com maior profundidade através de estudos realizados no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. O PDE é um programa do Estado do Paraná regulamentada pela Lei Complementar n. 130/2010, que visa estabelecer uma articulação entre professores do ensino superior com os da educação básica. A opção metodológica em aprofundar este tema através dos artigos desenvolvidos por professores durante o PDE deve-se, em primeiro plano, ao fato de que a natureza do trabalho desenvolvido no contexto deste programa expressa a investigação da realidade vivenciada pelos professores participantes do referido programa. Ademais, trata-se de produção científica atual e ainda pouco investigada, que permite a elaboração das reflexões necessárias para o entendimento dos limites e possibilidades que a instancia do Conselho de Classe enfrenta.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleImportância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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