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    Importância do conselho de classe na condução do trabalho pedagógico : desafios e possibilidades : o que apontam as pesquisas realizadas no PDE 2012

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    R - E - FABIANA ARLETE REIS DE MORAES.pdf (284.3Kb)
    Date
    2016
    Author
    Moraes, Fabiana Arlete Reis de
    Metadata
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    Subject
    Planejamento educacional
    Avaliação educacional
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Este artigo propõe uma reflexão sobre como é organizado o Conselho de Classe nas escolas estaduais do Estado do Paraná, com vistas a apreender quais são os limites e possibilidades para uma melhoria no desenvolvimento deste órgão colegiado. Pois, ainda que a legislação assegure que o Conselho de Classe deva ser um momento de avaliação tanto do aluno quanto dos outros sujeitos que participam do processo de aprendizagem, como os professores, a equipe pedagógica, direção escolar, a família e o meio social no qual o aluno está inserido, têm-se inúmeras dificuldades para sua verdadeira efetivação. Desta forma, este artigo tem como objetivo geral investigar a importância do Conselho de Classe na condução do trabalho pedagógico, seus desafios e possibilidades. Para tanto, será explanado o que os teóricos que discutem gestão democrática definem por Conselho de Classe. E, na tentativa de trazer as vozes do que profissionais que atuam diretamente no ambiente escolar, optou-se por tratar esta temática com maior profundidade através de estudos realizados no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. O PDE é um programa do Estado do Paraná regulamentada pela Lei Complementar n. 130/2010, que visa estabelecer uma articulação entre professores do ensino superior com os da educação básica. A opção metodológica em aprofundar este tema através dos artigos desenvolvidos por professores durante o PDE deve-se, em primeiro plano, ao fato de que a natureza do trabalho desenvolvido no contexto deste programa expressa a investigação da realidade vivenciada pelos professores participantes do referido programa. Ademais, trata-se de produção científica atual e ainda pouco investigada, que permite a elaboração das reflexões necessárias para o entendimento dos limites e possibilidades que a instancia do Conselho de Classe enfrenta.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53248
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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