dc.contributor.advisor | Pinheiro, Dalessandro de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosinski, Elizete dos Santos Camphorst | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T19:59:42Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T19:59:42Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53241 | |
dc.description | Orientador : Dalessandro Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Com base nos estudos realizados a partir dos dados de reprovação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Pato Bragado - PR, é que constatamos a importância de um estudo voltado para a reflexão sobre o processo de transição dos estudantes do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental. A atenção aos fatores que podem estar interferindo nesta nova etapa da vida acadêmica do estudante tem como uma das principais preocupações a relação entre a apropriação do conhecimento científico e as relações sócio-afetivas. Deve-se ponderar, todavia, que são diversos os fatores que influenciam no processo de ensino-aprendizagem, no entanto, este artigo tem o intuito de responder, mais especificamente, ao seguinte questionamento: Qual a importância, no processo de ensino-aprendizagem, da relação entre a apropriação do conhecimento científico e a afetividade? Para responder ao referido questionamento objetiva-se conceituar o tema afetividade e sua relação no Processo de Ensino-Aprendizagem na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, visando destacar a sua importância para a apropriação do conhecimento científico | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Processo de transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental : o vínculo afetivo e o processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |