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dc.contributor.advisorVieira, Carlos Eduardo, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorTorres, Renatopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T17:26:46Z
dc.date.available2020-07-16T17:26:46Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53154
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 08/11/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 241-249pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa teve por objetivo compreender de que maneira o pensamento e as práticas que associam conservadorismo e modernidade fizeram parte do contexto de criação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Para tanto, tornou-se necessário: analisar a configuração das redes de sociabilidades que se formaram em torno do projeto de criação da escola superior de arte no Paraná; compreender a construção da tradição e da modernidade em artes plásticas no Paraná; e os aspectos da tradição e da modernidade presentes na estruturação da EMBAP, como tensões que constituem o modo de pensar e de agir próprios do conservadorismo moderno. O recorte temporal compreendeu a atuação dos intelectuais em Curitiba, Paraná, entre as décadas de 1910 e 1950. Para contribuir com a operação historiográfica, a prosopografia, como aporte teórico metodológico, permitiu o trabalho com biografias coletivas, auxiliando na organização dos dados, na descrição das características dos grupos e na análise do contexto histórico. As fontes mobilizadas são de tipologias variadas como atas, estatutos, periódicos, catálogos de exposições, entre outros. O referencial teórico utilizado nesta tese se valeu dos conceitos da teoria praxiológica de Pierre Bourdieu, do conceito de conservadorismo moderno, desenvolvido por Karl Mannheim e do conceito de intelectual configurado por Carlos Eduardo Vieira, a partir de seus estudos sobre os intelectuais brasileiros que atuaram na primeira metade do século XX. Foram analisados dois grupos de intelectuais envolvidos na criação da EMBAP, um grupo que se destacou durante o processo de criação da instituição e um segundo grupo que atuou na estruturação da escola. No momento da estruturação da EMBAP, a forma de ocupação do espaço arquitetônico, a configuração do currículo e as concepções de ensino superior de arte foram permeadas por princípios que ora remetiam ao conservadorismo, ora se pautavam no diálogo com a modernidade. Palavras-chave: História da Educação, História do Ensino da Arte no Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Ensino Superior de Arte, conservadorismo moderno.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research was focused on understanding how the beliefs and practices that associate conservatism and modernity took part in the context of creation of the School of Music and Fine Arts of Paraná. For this, it was required: to analyze the configuration of the social networks that were formed around the project of creation of the superior school of art in Paraná; to understand the construction of tradition and modernity in plastic arts in Paraná; and finally to understand the aspects of tradition and modernity present in the frame of EMBAP as tensions that constitute the standard way of thinking and acting of modern conservatism. The temporal cut included the performance of intellectuals in Curitiba, Paraná, between the 1910s and 1950s. In order to contribute to the historiographic proceedings, the prosopography, taken as a theoretical and methodological contribution, furnished a basis for considering collective biographies as devices allowing to organize of the data, to describe the characteristics of the groups and to analyze the historical context. There are a number of kinds of sources, such as minutes, statutes, journals, exhibition catalogs, among others. The theoretical reference used in this thesis was based on the concepts of Pierre Bourdieu's praxiologic theory, the concept of modern conservatism developed by Karl Mannheim and the concept of intellectual configured by Carlos Eduardo Vieira, based on his studies of Brazilian intellectuals who worked during the first half of the 20th century. Two groups of intellectuals involved in the creation of EMBAP were analyzed, the one of which was influential during the process of the foundation of the institution; the second group worked in the structuring of the school. During the structuration of EMBAP, the way by which the architectural space was occupied, the configuration of the curriculum and the conceptions of higher education of art were permeated by principles that sometimes referred to conservatism, sometimes expressed a dialogue with modernity Keywords: History of Education, History of Art Education in Paraná, Paraná Music and Fine Arts School, Art's Higher Education, Modern Conservatism.pt_BR
dc.format.extent260 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistoria da Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectArte - Ensino superiorpt_BR
dc.titleO conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)pt_BR
dc.typeTesept_BR


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