Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio
Resumo
Resumo : O presente artigo estabelece reflexões sobre o IDEB – Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica e a relação deste com o processo avaliativo em busca de
melhorias na qualidade do ensino, com o objetivo de avaliar o nível de
aprendizagem dos alunos. Estabelece metas à serem atingidas, para assim
melhorar as taxas de aprovação, reprovação e evasão, cujo resultado poderá incidir,
quem sabe, diretamente numa melhor aprendizagem, na não repetição de ano e em
uma frequência maior dos alunos em sala de aula. O artigo aborda a legislação
vigente, o papel da avaliação e da avaliação institucional e fundamentalmente
relação com a função da coordenação pedagógica diante os processos avaliativos.
Explicita também por meio de estudos, o papel do IDEB enquanto um indicador de
monitoramento dos processos avaliativos, investigando e relacionando-o com as
práticas pedagógicas empreendidas no interior do espaço escolar, mais
precisamente a visão do docente que atua na 3ª série do Ensino Médio do Colégio
Estadual Cataratas do Iguaçu. Objetiva-se assim, por meio das reflexões promover
o surgimento de elementos de superação, empreender uma análise para auxiliar em
ações e práticas pedagógicas e avaliativas, que de fato possam fazer alcançar a
qualidade de ensino e aprendizagem almejada para esta etapa da Educação Básica.
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- Coordenação Pedagógica [455]