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dc.contributor.advisorBahl, Miguelpt_BR
dc.contributor.authorKlein, Susan Renéept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-27T00:27:44Z
dc.date.available2018-04-27T00:27:44Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/53043
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Miguel Bahlpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa: Curitiba, 26/06/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 98-106pt_BR
dc.description.abstractResumo: Entre os diferentes tipos de eventos que movimentam a economia de uma região de maneira direta ou indireta, estão os de incentivo. Estes eventos fazem parte do Turismo conhecido como MICE - Meetings (Encontros), Incentives (Incentivos), Conferences (Conferências) and Exhibitions (Feiras), área, que têm despertado sérios estudos de entidades voltadas à comunicação, marketing e especialmente ao turismo. Se os eventos de incentivo forem considerados como instrumento para que seus promotores alcancem em curto espaço de tempo um objetivo proposto, de modo que seus usuários sejam beneficiados com motivação, conteúdo, aprendizado ou ressignificação, já se tornam válidos, pois modificam um ambiente, uma cultura, e por vezes uma estrutura funcional. Mas um fator importante pode ser avaliado a partir de sua realização, o retorno financeiro a quem os promove. Desta forma. Os eventos podem ser considerados como ferramentas de ROI - Retorno sobre Investimento. O objetivo deste trabalho teve base no entendimento de que um evento de incentivo promovido por empresas ou indústrias pode trazer resultados além dos buscados com o próprio evento. Como metodologia foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica em fontes menos formais, pois o tema tem escassez de fontes formais, pesquisa quantitativa e apresentação de um estudo de caso. Uma análise sobre a intangibilidade na mensuração de itens em voga como felicidade, satisfação, lealdade, comunicação e tantos outros apresentou conceitos como FIB - Felicidade Interna Bruta, clima organizacional, fatores internos e externos de influência exercidos em um funcionário. Por uma pesquisa de campo quantitativa, baseada nos conteúdos relacionados ao clima organizacional e processo produtivo, buscou-se a base para a fundamentação de uso e aplicação de ROI, fundamentando especialmente os quatro itens a serem conceituados antes de se iniciar a sua análise propriamente dita. Os resultados alcançados com a pesquisa de campo, forneceram a base para a mensuração e o estudo de caso a percepção de que os eventos corporativos baseados na conceituação e definição clara de objetivos, podem trazer retorno financeiro aos seus promotores. Palavras-chaves: Turismo de eventos, ROI, ROI para eventos, Eventos corporativos, Eventos de incentivo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Among the different types of events that move the economy of a region in a direct or indirect way, are those of incentive. These events are part of the tourism known as MICE - Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, area, which have aroused serious studies of entities focused on communication, marketing and especially tourism. If incentive events are considered as an instrument for their promoters to reach a proposed goal in a short time, so that their users benefit from motivation, content, learning or resignification, they become valid because they modify an environment, Culture, and sometimes a functional structure. But an important factor can be evaluated from its achievement, the financial return to whoever promotes them. Thus. Events can be considered as ROI tools - Return on Investment. The objective of this work was based on the understanding that an incentive event promoted by companies or industries can bring results beyond those sought with the event itself. As a methodology was developed a bibliographical research in less formal sources, since the subject has shortage of formal sources, quantitative research and presentation of a case study. An analysis of the intangibility in the measurement of items in vogue such as happiness, satisfaction, loyalty, communication and many others presented concepts such as FIB - Gross Internal Happiness, organizational climate, internal and external factors of influence exerted on an employee. By means of a quantitative field research, based on the contents related to the organizational climate and productive process, we searched for the basis for the use and application of ROI, basing in particular the four items to be considered before starting the actual analysis. The results obtained with field research provided the basis for the measurement and case study the perception that corporate events based on the conceptualization and clear definition of objectives can bring financial return to their promoters. Keywords: Event Tourism, ROI, Event ROI, Corporate Events, Incentive Events.pt_BR
dc.format.extent113 f. : gráfs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectTurismo - Eventospt_BR
dc.titleEventos de incentivo e ROI (Retorno sobre Investimento), qual é o saldo?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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