Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBona, Adenir Aparecida Scopel de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherRamos, Edna Amancio de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T17:04:11Z
dc.date.available2019-11-25T17:04:11Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53030
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Mestre Edna Amancio de Souza Ramospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo tem como objetivo geral investigar as principais causas da reprovação dos alunos da 1ª série do Ensino Médio de um Colégio Estadual do interior do Paraná. A pesquisa considera a possível influência dos fatores extraescolares na reprovação dos alunos e apresenta algumas causas intraescolares da reprovação. Registra e analisa os relatos de alguns destes alunos que vivenciaram a reprovação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com base em referências como livros, artigos e publicações científicas periódicas, bem como análise de números de reprovação na série estudada da escola pesquisada comparando com números estaduais e nacionais. Como instrumento de pesquisa utilizou de entrevistas semiestruturadas a oito estudantes e dezesseis professores do Ensino Médio verificando a percepção dos mesmos sobre este fato. Nas considerações finais se destaca a necessidade de cobrar do poder público e demais intuições que desempenhem o seu papel com seriedade, pois a educação escolar não está isolada do contexto social onde se insere. Ressaltando a importância de a escola buscar a democratização do conhecimento e ainda que esta não deveria atuar como meio de reforço da exclusão social, pois cabe aos educadores atuarem com responsabilidade visando combater a desigualdade e promovendo o desenvolvimento cognitivo dos alunos.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRepetenciapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA reprovação escolar na primeira série do ensino médio : a realidade de uma escola do interior da [sic] Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples