dc.contributor.author | Bona, Adenir Aparecida Scopel de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Ramos, Edna Amancio de Souza | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T17:04:11Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T17:04:11Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53030 | |
dc.description | Orientadora : Prof.ª Mestre Edna Amancio de Souza Ramos | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo tem como objetivo geral investigar as principais causas da reprovação dos alunos da 1ª série do Ensino Médio de um Colégio Estadual do interior do Paraná. A pesquisa considera a possível influência dos fatores extraescolares na reprovação dos alunos e apresenta algumas causas intraescolares da reprovação. Registra e analisa os relatos de alguns destes alunos que vivenciaram a reprovação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com base em referências como livros, artigos e publicações científicas periódicas, bem como análise de números de reprovação na série estudada da escola pesquisada comparando com números estaduais e nacionais. Como instrumento de pesquisa utilizou de entrevistas semiestruturadas a oito estudantes e dezesseis professores do Ensino Médio verificando a percepção dos mesmos sobre este fato. Nas considerações finais se destaca a necessidade de cobrar do poder público e demais intuições que desempenhem o seu papel com seriedade, pois a educação escolar não está isolada do contexto social onde se insere. Ressaltando a importância de a escola buscar a democratização do conhecimento e ainda que esta não deveria atuar como meio de reforço da exclusão social, pois cabe aos educadores atuarem com responsabilidade visando combater a desigualdade e promovendo o desenvolvimento cognitivo dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Repetencia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | A reprovação escolar na primeira série do ensino médio : a realidade de uma escola do interior da [sic] Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |