A reprovação escolar na primeira série do ensino médio : a realidade de uma escola do interior da [sic] Paraná
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Bona, Adenir Aparecida Scopel de Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente estudo tem como objetivo geral investigar as principais causas da reprovação dos alunos da 1ª série do Ensino Médio de um Colégio Estadual do interior do Paraná. A pesquisa considera a possível influência dos fatores extraescolares na reprovação dos alunos e apresenta algumas causas intraescolares da reprovação. Registra e analisa os relatos de alguns destes alunos que vivenciaram a reprovação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com base em referências como livros, artigos e publicações científicas periódicas, bem como análise de números de reprovação na série estudada da escola pesquisada comparando com números estaduais e nacionais. Como instrumento de pesquisa utilizou de entrevistas semiestruturadas a oito estudantes e dezesseis professores do Ensino Médio verificando a percepção dos mesmos sobre este fato. Nas considerações finais se destaca a necessidade de cobrar do poder público e demais intuições que desempenhem o seu papel com seriedade, pois a educação escolar não está isolada do contexto social onde se insere. Ressaltando a importância de a escola buscar a democratização do conhecimento e ainda que esta não deveria atuar como meio de reforço da exclusão social, pois cabe aos educadores atuarem com responsabilidade visando combater a desigualdade e promovendo o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]