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dc.contributor.advisorLanzarini, Ernildo Josépt_BR
dc.contributor.otherSardinha, Renata Alves Pereirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.creatorSilva, Alessandra Moreira dapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-10T20:27:09Z
dc.date.available2024-04-10T20:27:09Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52968
dc.descriptionOrientador : Ernildo Jose Lanzarinipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta ferramentas administrativas voltadas a gestão de organizações do terceiro setor, visando auxiliá-las com projetos, que sendo bem elaborados com uma metodologia pré-estabelecida, e adequando-se os processos desde a sua formulação e gestão serão eficazes e eficientes na avaliação dos seus resultados, bem como na sua aplicabilidade. Com o crescimento do Terceiro Setortanto em volume de recursos financeiros quanto em relevância social e política - e sua conseqüente profissionalização, as modernas técnicas de gestão dos negócios foram, pouco a pouco, incorporadas à área social. A sociedade também espera e cobra resultados concretos efetivos - capazes de transformar organizações e pessoas carentes em cidadãos que exercitem seus direitos fundamentais. Numa época em que os recursos públicos destinados à área social escasseiam e as demandas, em contrapartida, aumentam, a exigência por uma gestão eficaz, eficiente e efetiva dos projetos e programas sociais é categórica. É necessário o desenvolvimento de uma cultura voltada para elaboração, o monitoramento e a avaliação que compreenda tais processos não apenas como etapas subseqüentes destinadas à definição das metas, acompanhamento do cronograma e do fluxo de caixa e checagem dos resultados, com vistas a captação de recursos e posterior prestação de contas junto aos financiadores, mas sim como práticas adequadas ao aperfeiçoamento de tomada de decisão na gestão de projetos em especial na área social. A atual competitividade do mercado exige que as empresas apresentem novas diferencias de marca, e a imagem de socialmente responsável abre uma oportunidade para entrarem em mercados restritos e atingir novos nichos mercadológicos. As instituições do terceiro setor em última análise se dedicam aos cuidados de saúde, serviços à comunidade, bem estar social, benefícios coletivos, etcpt_BR
dc.format.extentiv, 40 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.titleGestão nas organizações do terceiro setorpt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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