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dc.contributor.authorGuedes, Juliana Rodrigues Diaspt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Cláudia Choma Bettegapt_BR
dc.contributor.otherHöfelmann, Doroteia Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutriçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-18T18:39:55Z
dc.date.available2018-01-18T18:39:55Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/52879
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Claudia Choma Bettega Almeidapt_BR
dc.descriptionCoorientadora : Profª Dra. Doroteia Aparecida Höfelmannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição. Defesa: Curitiba, 21/07/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 103-114pt_BR
dc.description.abstractResumo: Para desenvolver estratégias a fim de melhorar a nutrição de crianças é primordial compreender os padrões alimentares formados no início da vida e os fatores que os determinam. Padrão alimentar é uma abordagem da epidemiologia nutricional que analisa a correlação dos alimentos consumidos por uma população específica.Poucos estudos identificaram padrões alimentares de crianças brasileiras. Portanto,o objetivo deste estudo foi identificar os padrões alimentares de crianças menores de dois anos de Centros Municipais de Educação Infantil do município de Guaratuba, Paraná. Trata-se de um estudo transversal e analítico.Primeiramente, realizou-se uma revisão integrativa para identificar os padrões alimentares de crianças menores de dois anos, cuja busca dos artigos foi realizada em biblioteca virtual, que reúne produções científicas de diversas bases de dados, das quais 25 artigos preencheram os critérios de inclusão. Verificou-se que poucos estudos identificaram padrões alimentares de crianças menores de dois anos, sendo a maioria de países europeus (n=19) e somente dois do Brasil. A análise de componentes principais foi o método mais utilizado para derivar os padrões (n=21),sendo que o número de padrões obtidos variou de dois a cinco,constituídos, principalmente, por padrões saudáveis, não saudáveis e tradicionais.Em um segundo momento, realizou-se a identificação dos padrões alimentares das crianças deste estudo,nos ambientes domiciliar e escolar. Os dados de consumo alimentar foram coletados pelo método de registro alimentar estimado e pesado.Os alimentos foram agrupados com base no grau de semelhança nutricional, uso culinário e frequência de consumo.Para derivar os padrões alimentares utilizou-se análise fatorial pelo método de componentes principais,separadamente por local, e foram consideradas as cargas fatoriais e a consistência interna para definir a composição de cada padrão. Escores fatoriais, gerados para verificar adesão das crianças aos padrões, foram utilizados para verificar associações comas condições socioeconômicas, demográficas e estado nutricional. Foram identificados quatro padrões alimentares em cada local, os quais apresentaram associações com variáveis socioeconômicas, demográficas e estado nutricional. Nos dois ambientes foram observados padrões tradicionais e apenas no domicílio foi encontrado padrão considerado menos saudável. Os outros padrões alimentares identificados no ambiente escolar foram "lanches", "nutritivo" e "macarrão e carnes" e no domicílio foram "leites e cereais" e "misto". As crianças maiores de 12 meses apresentaram maiores escores para todos os padrões alimentares nos dois locais e aquelas com excesso de peso tiveram menores escores para todos os padrões no ambiente escolar. Verificou-se ainda associação entre idade materna inferior a21 anos e maior adesão ao padrão "menos saudável", entre escolaridade materna menor que oito anos de estudo e menor adesão ao padrão "misto" e entre renda familiar menor ou igual que 0,35salários mínimos per capita e maior adesão ao padrão "lanches". Dessa forma, é importante que ações educativas para promoção da saúde sejam realizadas no ambiente escolar, de forma que envolva toda comunidade escolar, e consequentemente, alcancem também o domicílio. Palavras-chave: Alimentação infantil. Alimentação escolar. Centros Municipais de Educação Infantil. Consumo alimentar. Padrão alimentar.Segurança alimentar e nutricional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In order to develop strategies to improve children's nutrition is important to understand the dietary patterns formed at the beginning of life and the factors that determine them. Dietary pattern is a nutritional epidemiology approach that analyzes the correlation of foods consumed by a specific population. Few studies have identified food patterns of Brazilian children. Therefore, the a im of this study was to identify the dietary patterns of children under two years of municipal centers of child education of the municipality of Guaratuba, Paraná. This is a transversal and analytical study. Firstly, an integrative revision was conducted to identify the dietary patterns of children under two years. The search for the articles was held in a virtual library, that gathers scientific productions from various databases, being found 25 articles that fulfilled the inclusion criteria. It was found that few studies identified dietary patterns of children under two years, most in European countries (n=19) and only two in Brazil. The principal component analysis was the most widely used method for deriving patterns (n=21), and the number of patterns obtained varied from two to five, consisting primarily of healthy, non-healthy and traditional patterns. In a second moment, was conducted the identification of dietary patterns of the children in this study, both at domicile and school environments. Food consumption data was collected by estimated and weighted food record method. The foods were grouped based on the degree of nutritional resemblance, culinary usage and frequency of consumption. To derive the dietary patterns in the different environments, the factor analysis using principle components method was used,being considered the factorialloads and internal consistency to define the composition of each pattern. Factorials scores, generated to verify children's adhesion to patterns, were used to verify associations with socioeconomic, demographic and nutritional conditions. Four dietary patterns were identified in each site,andpresented associations with socio-economic, demographic and nutritional status variables. At bothenvironments were observed thetraditional patterns and only in the domicile was foundan unhealthy pattern. The otherpatterns identified in the school environment were "snacks", "nutritive" and "pasta and meat" and at home were "milks and cereals" and "miscellaneous". Thechildrenabove 12monthspresented greater scores for all thedietary patterns in both locations and those with overweight had lower scores for all patterns in the school environment. It was also found association betweenmothersunder 21 years oldand a greater adherence to the "less healthy" pattern, also between maternal educationunder eight years of study and lower adhesion to the "miscellaneous" pattern and between family income of less than or equal to 0.35 minimum wages per capita and greater adherence to the "snacks" pattern. In this way, it is important that educational actions for health promotionbe carried out in the school environment, aiming to involve all the school community, and consequently, reaching the domicile. Keywords: Infant feeding. School feeding.Municipal centers of child education. Food consumption. Dietary pattern. Food and nutrition security.pt_BR
dc.format.extent125 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectAlimentação infantilpt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectEscolas maternaispt_BR
dc.subjectConsumo alimentarpt_BR
dc.subjectSegurança alimentarpt_BR
dc.titlePadrão alimentar de crianças menores de dois anos de Centros Municipais de Educação Infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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