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dc.contributor.advisorLudwig, Celso Luiz, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorBerclaz, Márcio Soarespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-17T20:34:38Z
dc.date.available2018-01-17T20:34:38Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/52850
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Celso Luiz Ludwigpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito. Defesa: Curitiba, 13/09/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : p.687-717pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Direito do Estadopt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente tese, com arquitetônica amparada em marcos teóricos situados na Transmodernidade de uma filosofia latino-americana atenta à exterioridade e centrada no paradigma da vida, parte da denúncia de situações de empiria da injustiça na geopolítica da América Latina (terra, "guerra às drogas", justiça de transição, corrupção do político e questões de classe, raça, gênero e etnia) para, a partir do anúncio de teorias que permitem pensar a justiça desde a sua negação (injustiça), projetar reflexão alinhada com o pensamento descolonial no campo da filosofia do direito. A partir da descolonialidade do poder e da democracia, com os aportes e a mediação da experiência zapatista iniciada desde 1994 em Chiapas, no México, propõe-se debater aspectos críticos relacionados ao Estado e do Direito nesse contexto de predomínio da injustiça e de aposta na democracia. Defende-se uma democracia crítico-descolonial para além da representação, nas dimensões normativas da participação, deliberação e radicalidade, como decisivo critério para a redução de injustiça e fonte de inspiração para busca de alternativas no contexto latino-americano. Afirma-se a Filosofia da Libertação como melhor expressão da existência de uma filosofia latino-americana, realiza-se a prospecção da questão do Direito e da Justiça na trajetória filosófica de Enrique Dussel para, ao final, propor-se o povo, a necessidade e a autodeterminação como categorias que permitem construir uma Justiça de Libertação. Palavras-chave: Injustiça. Democracia. Zapatismo. Filosofia da Libertação. Justiça de Libertação. Descolonial.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La presente tesis, con arquitectónica amparada en marcos teóricos situados en la Transmodernidad de una filosofía latinoamericana atenta a la exterioridad y centrada en el paradigma de la vida, parte de la denuncia de situaciones de empiria de la injusticia en la geopolítica de Latinoamérica (tierra, "guerra a las drogas", justicia de transición, corrupción del político y cuestiones de clase, raza, género y etnia) para, a partir del anuncio de teorías que permiten pensar la justicia desde su negación (injusticia), proyectar reflexión alineada con el pensamiento descolonial en el campo de la filosofía del derecho. A partir de la descolonialidad del poder y de la democracia, con los aportes y la mediación de la experiencia zapatista iniciada desde 1994 en Chiapas, en México, se propone debatir aspectos críticos relacionados al Estado y del Derecho en ese contexto de predominio de la injusticia y de apuesta en la democracia. Se defiende una democracia crítico-descolonial para más allá de la representación, en las dimensiones normativas de la participación, deliberación y radicalidad, como decisivo criterio para la reducción de injusticia y fuente de inspiración para la búsqueda de alternativas en el contexto latinoamericano. Se afirma la Filosofía de Liberación como mejor expresión de la existencia de una filosofía latinoamericana, se realiza la prospección de la cuestión del Derecho y de la Justicia en la trayectoria filosófica de Enrique Dussel para, al final, proponerse el pueblo, la necesidad y la autodeterminación como categorías que permiten construir una Justicia de Liberación. Palabras clave: Injusticia. Democracia. Zapatismo. Filosofía de la Liberación. Justicia de Liberación. Descolonial.pt_BR
dc.description.abstractAbstratc: The present thesis is supported by theoretical marks placed within the Latin American philosophy Trans-modernity that carefully considers externalities and is centered on life paradigms. It starts from analyzing the accusation that there are situations of empirical injustices in the Latin American geopolitics (land, "war on drugs", transitional justice, politician corruption and issues concerning classes, race, ethnicity and gender groups) to, starting from announced theories that allow thinking over justice from its denial (injustice), build up thoughts aligned with decolonizing thoughts in the field of Law philosophy. We herein propose to discuss critical aspects concerning State and Law in the present context, where injustice and bets on democracy predominate, by taking into consideration power and democracy decolonization with the contribution and mediation of the Zapatista experience that began in Chiapas, Mexico in 1994. Our thesis deffends the decolonized criticism that goes beyond democratic representation within the normative dimensions of participation, deliberation and radicalization with decisive criterion addressed to reducing injustice and providing inspiration sources to seek alternatives in the Latin American context. The present thesis also affirms that Philosophy of Liberation is the best expression of the Latin American philosophy, as well as carries out an analysis of Law and justice issues in the philosophical trajectory of Enrique Dussel. It finally proposes that people, needs and self-determination may be seen as categories which allow building Liberation Justice. Key-words: Injustice; Democracy; Zapatism; Liberation Philosophy; Liberation Justice; Decolonizing.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: Cette thèse, à l'architecture soutenue par des cadres théoriques situés dans la trans-modernité d'une philosophie latino-américaine attentive à l'externalité et centrés sur le paradigme de la vie, commence à partir d'une plainte des situations empiriques de l'injustice dans la géopolitique de l'Amérique latine (terre, " guerre contre la drogue " la justice transitionnelle, le politicien corruptible et les questions de classe, race, genre et ethnie) pour, à partir de l'annonce des théories qui nous permettent de penser à la justice depuis sa négation (injustice), projeter la réflexion alignée à la pensée de coloniale dans le domaine de la philosophie du droit. De la décolonisation du pouvoir et de la démocratie, avec des contributions et la médiation de l'expérience zapatiste qui a commencé depuis 1994 en Chiapas, au Mexique, il est proposé de discuter de questions critiques liées à l'état et à la loi dans cette prédominance de l'injustice du contexte et se concentrer sur la démocratie.Elle défend une démocratie critique de coloniale au-delà de la représentation, les dimensions normatives de la participation, la délibération et le radicalisme comme critère décisif pour la réduction de l'injustice et de l'inspiration de chercher des alternatives dans le contexte latino-américain. Il est dit la Libération de la philosophie comme la meilleure expression de l'existence d'une philosophie latino-américaine, a procédé à l'exploration de la question du Droit et de la Justice dans la voie philosophique d'Enrique Dussel pour, enfin, proposer au peuple, la nécessité et l'autodétermination, en tant que catégories qui permettent de construire une justice de libération. Mots-clés: Injustice. Démocratie. Zapatisme. Philosophie de la Libération. Justice Libération. Décolonial.pt_BR
dc.description.abstractRiassunto: Questa tesi, con architettura supportata da quadri teorici situati nella transmodernità di una filosofia latinoamericana attenta alla esteriorità e centrata sul paradigma della vita, parte dalla denuncia di situazioni empiriche della ingiustizia nella geopolitica dell'America Latina (terra, "guerra alle droghe", giustizia di transizione, corruzione del politico e questioni di classe, razza, sesso ed etnia) per, a partire dall'annuncio di teorie che permettono di pensare la giustizia fin dalla sua negazione (ingiustizia), proiettare riflessione schierata con il pensiero decoloniale nel campo della filosofia del diritto. Dal decolonizzate del potere e della democrazia, con il contributo e la mediazione dell'esperienza zapatista iniziata dal 1994 in Chiapas, in Messico, si propone di discutere aspetti critici riguardanti lo Stato e del Diritto in questo contesto di predominanza dell'ingiustizia e di una scommessa nella democrazia. Si difende una democrazia critica decoloniale al di là della rappresentazione, nelle dimensioni normative della partecipazione, deliberazione e la radicalità, come criterio determinante per la riduzione di ingiustizia e fonte di ispirazione per la ricerca di alternative nel contesto latinoamericano. Si afferma la Filosofia della Liberazione come la migliore espressione dell'esistenza di una filosofia latinoamericana, si realizza l'esplorazione della questione del Diritto e della Giustizia nel percorso filosofico di Enrique Dussel, per, alla fine, proporsi il popolo, la necessità e l'autodeterminazione come categorie che consentono di costruire una Giustizia di Liberazione. Parole chiave: Ingiustizia. Democrazia. Zapatismo. Filosofia della Liberazione. Giustizia di Liberazione. Decoloniale.pt_BR
dc.description.abstractZusammenfassung: Die vorliegende Doktorarbeit, dessen arkitetonischen Aufbau von den Rahmen der Transmodernität einer lateinamerikanischen aufmerksam auf dem Au?en und na der Paradigma des Lebens zentriert Philosophie ünterstüzt werden, geht von den Denunziationen von empirische Situationen der Umgerechtigkeit bei der Geopolitik in Lateinamerika aus (Grundstücke,Land, "Krieg gegen Drogen", Transitional Justice, politische Korruption, Klassen-, Rassen, Ethnies, Geschlechtsfragen). Daher legt die Anzeige von Lehre zugrunde, die die Gerechtigkeit von ihre Verneinung (Ungerechtigkei) an zu denken, und eine mit der entkonoliasierte Gedanken entworfene Überlegung im Bereich der Rechtsphilosophie zu planen ermöglichen. Ausgehend von dem Entkolonialität der Macht und der Demokratie, sowie mit den Beiträgen und Vermittlung der angefangenen 1994 in Chipas in Mexico zapatistische Erfahrung, wird es sich vorgenommen, die kritische Aspekten,die mit der Staat und dem Recht im Kontext der Übergewicht der Ungerechtigkeit und der Wette an der Demokratie betroffend sind. Es wird eine entkolonial-kritische Demokratie vertreten, die mehr als Darstellung bei den gesetzlichen Dimenssionen der Beteiligung, mehr als Beschluss und Radikalisierung. Die dekolonial-kritische Demokratie ist eine entscheidende Inspirationsquelle für die Suche nach Lösungen im lateinamerikanischen Kontext. Es wird behauptet, dass die Befreihungsphilosophie die beste Äus?erung des Vorhandelseins einer lateinamerikanische Philosophie ist; es wird die Forschung der Rechts- und Gerechtigkeitsfragen im Verlauf der Phielosophie von Enrique Dussel durchgeführt, um am Ende dem Volk die Bedarf und das Selbstbewusstsein zu unterbreitet, als Begriffe, die eine Befreihigungsgerechtigkeit aufzubauen ermöglicht. Stichworte: Ungerechtigkeit. Demokratie. Zapatismus. Befreihungsphilosophie. Befreihigungsgerechtigkeit. Entkolonisierung.pt_BR
dc.format.extent729 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectZapata Salazar, Emiliano, 1879-1919pt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectJustiçapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleDa injustiça à democracia : ensaio para uma justiça de libertação a partir da experiência zapatistapt_BR
dc.typeTesept_BR


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