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dc.contributor.advisorAltmayer, Claus, 1956-pt_BR
dc.contributor.authorWagenblatt, Karinpt_BR
dc.contributor.otherBohunovky, Ruthpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-10T21:32:54Z
dc.date.available2020-06-10T21:32:54Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52654
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Claus Altmayerpt_BR
dc.descriptionCoorientadora : Drª. Ruth Bohunovkypt_BR
dc.descriptionTexto em Alemãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 09/10/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho é uma análise da presença e do papel de textos literários nos livros didáticos do ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE): studio 21 e Menschen. Esta ideia do trabalho surgiu principalmente da discrepância entre considerações teóricas para a utilização de textos literários no ensino de línguas estrangeiras e a falta perceptível de aplicação na prática. A prática da aplicação de textos literários no ensino de línguas estrangeiras se revela também nas recomendações de um dos documentos de referência de ensino de línguas estrangeiras no ramo da educação de adultos, o Quadro Europeu Comum, que sugere a recepção de textos literários apenas a partir do nível B2 que já é considerado um nível bastante avançado. Decorrente desses fatos resultou a questão se textos literários estão presentes nos livros didáticos que são utilizados hoje em dia e, se estão presentes, de que forma sugerem a utilização de textos literários para professores e alunos. Esta forma de utilização destina-se a ser comparada com considerações teóricas sobre a possível função dos textos literários e, em seguida, ser transferido para os livros didáticos mencionados acima, utilizando para a análise da função de textos literários um catálogo de critérios. Este catálogo de criterios foi desenvolvido especialmente para o presente trabalho com um foco sobre a função das tarefas que são usados em conexão com os textos literários. Entre os resultados mais importantes do trabalho estão a percepção de que os textos literários geralmente detêm papel marginal na prática do ensino de línguas estrangeiras, onde existem grandes diferenças entre o uso de textos literários nos livros didáticos. Textos literários são usados em ambos os livros predominantemente em uma função relacionada com ensino de língua (como por exemplo no ensino de vocabulário, fonética e gramática) e uma função orientada em produção de língua, o que não faz o uso de textos literários necessário. No entanto, a autora também encontra textos literários, que são usados nos livros didáticos com a função de aprendizagem cultural e de reflexão estética. Palavras-chaves: papel de textos literários no ensino de línguas estrangeiras, função de textos literários no ensino de línguas estrangeiras, livros didáticos de ALE: studio 21 e Menschenpt_BR
dc.description.abstractZusammenfassung: In der folgenden Arbeit handelt es sich um eine Analyse zur Präsenz und Rolle literarischer Texte in den aktuellen DaF-Lehrwerken studio 21 und Menschen. Die Idee der Arbeit ist vor allem aus der Diskrepanz zwischen ausführlichen theoretischen Überlegungen zur Verwendung literarischer Texte im Fremdsprachenunterricht und der wahrgenommen fehlenden Anwendung in der Praxis entstanden. Diese Praxis deckt sich ebenfalls mit den Empfehlungen eines der Referenzdokumente des FSU der Erwachsenenbildung, dem Gemeinsamen Europäischen Referenzrahmen (GER), welcher die Rezeption literarischer Texte erst ab der Niveaustufe B2 vorsieht. Daraus ergibt sich zunächst die Frage, ob und vor allem in welcher Form literarische Texte in den Lehrwerken präsent sind. Diese Form der Verwendung soll dabei mit theoretischen Überlegungen zu der möglichen Funktion literarischer Texte verglichen und anschließend mithilfe einer Analyse der Funktion literarischer Texte in den oben genannten DaF-Lehrwerken vollzogen werden. Dies soll anhand eines eigens angefertigten Kriterienkatalogs mit dem Fokus auf der Funktion der Aufgabenstellungen, welche im Zusammenhang mit literarischen Texten verwendet werden, passieren. Zu den wichtigsten Ergebnissen der Arbeit gehört die Erkenntnis, dass literarische Texte meist eine (wenn überhaupt) marginale Rolle in der Praxis des Fremdsprachen-unterrichts bekleiden, wobei sich große Unterschiede zwischen der Verwendung literarischer Texte in den Lehrwerken finden. Literarische Texte werden in beiden Lehrwerken vorwiegend in einer sprachbezogenen bzw. sprachproduktionsorientierten Funktion verwendet, welche die Verwendung literarischer Texte nicht notwendig macht. Die Autorin findet allerdings auch literarische Texte, welche in den Lehrwerken in der Funktion kulturellen und ästhetischen Lernens eingesetzt werden. Schlüsselwörter: Rolle und Präsenz literarischer Texte im FSU, Funktion von literarischen Texten im FSU, DaF-Lehrwerke studio 21 und Menschenpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The following paper is an analysis of the presence and the role of literary texts in the currently used textbooks in the field "German as a foreign language": studio 21 and Menschen. The idea of the paper has mainly arisen from the discrepancy between detailed theoretical considerations on the use of literary texts in foreign language teaching and the lack of practical application. This practice is also in line with the recommendations of one of the reference documents of the foreign language teaching of Adult Education, the Common European Framework of Reference for languages (CEFR), which recommends the reception of literary texts only from B2 level. This leads to the question if literary texts are used in currently used textbooks and, if they are present in the textbooks, how literary texts are presented and in which form they are suggested to be used in the apprenticeship. The form of use is to be compared with theoretical considerations on the possible functions of literary texts and then carried out with the help of an analysis of the function of literary texts in the above-mentioned textbooks for German as a foreign language. This is to be achieved by means of a specially prepared criteria catalog with focus on the function of the tasks which are used in connection with literary texts. One of the most important results of this work is the recognition that literary texts usually have a (if any) marginal role in the practice of foreign language teaching, with great differences between the use of literary texts in the above-mentioned textbooks. Literary texts are used in both apprentices mainly in a language-oriented or language-production-oriented function which does not require the use of literary texts. But the author also finds examples of literary texts which are used in the teaching of cultural and aesthetic learning. Key words: the role and presence of literary texts in the FSU, the function of literary texts in the FSU, textbooks for German as a foreign language: studio 21 and Menschenpt_BR
dc.format.extent112 f. : gráfs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageAlemãopt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLíngua alemã - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleDie präsenz und funktion literarischer texte und ihrer aufgabenstellungen in den DaF-Lehrwerken Studio 21 und Menschenpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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