A educação em direitos humanos : uma visão de-baixo-para-cima
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Data
2015Autor
Damasio, Andressa Freire Scheffer
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Resumo : O trabalho de pesquisa objetiva investigar: a visão sobre os Direitos humanos dos alunos 5º ano de uma Escola Pública de Educação Básica do Município de Araucária - PR na perspectiva de-baixo-para-cima; quais são seus direitos violados e as possibilidades da Educação em Direitos Humanos frente ao modelo problematizador de Magendzo para a pedagogia histórico-crítica. Considerando o momento do diagnóstico; do desenvolvimento; do levantamento de alternativas e soluções, utilizou-se questionário de pesquisa, fotos tiradas pelos próprios alunos sobre as violações de seus direitos, análise do material selecionado, levantamento de hipóteses de resoluções dos problemas, cartazes, folder e argumentação por meio de produção textual das violações de direitos, agregados em um livro para efetivação dos Direitos Humanos: "Os Espiões dos Direitos Humanos". A pesquisa parte da visão do próprio aluno sobre a violação de direitos humanos que permeia seu cotidiano e se estende as possibilidades de transformação: das violações; da negação; da invisibilidade dos sujeitos de diretos e da função da escola. Nessa perspectiva, de uma visão de-baixo-paracima surge à necessidade do estudo sobre a Educação em Direitos Humanos a fim de uma transformação para o empoderamento social.