Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Marília Andrade Torales, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorBaiersdorf, Márcia, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T18:27:35Z
dc.date.available2022-08-08T18:27:35Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52571
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marília Torales Campospt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 408-418pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa problematiza a educação em tempo integral na sua relação com o ensino regular (CAVALIERE, 2007). Apoiada em vertentes das Pedagogias que não se tornaram formas escolares dominantes na sociedade (VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001), mas que, apesar disso, continuam a disputar espaço na cultura escolar (FORQUIN, 1992), a tese analisa aproximações, distanciamentos e tensões entre o prescrito e o vivido no cotidiano de um estabelecimento de ensino específico. Adentrando a lógica dos processos escolares e movida pelo interesse em conhecer as experiências promovidas com o uso de tempos e espaços ampliados, a forma escolar convencional é contrastada com a participação dos envolvidos na construção do trabalho pedagógico, particularmente os alunos. Questiona se de fato a educação em tempo integral, tal como incentivada pela política educacional por resultados mensuráveis e/ou incentivada pelo discurso da ação educativa extramuros, se torna contributo à qualidade educacional. Instrumentaliza a abordagem metodológica de influência etnográfica (EZPELETA, 1989; ROCKWELL, 1997; MAFRA, 2010) na observação participante, porém não exclusivamente e nem prioritariamente, pois promove a participação das crianças na produção de dados (MARTUCCELLI, 1998; BAUER, 2002; KRAMER, 2002; MINAYO, 2006; GAMBOA, 2007), mediante entrevista, relatos verbais, questionário e fotografias produzidas por elas mesmas. Assim procede porque objetiva dialogar com os alunos sobre a experiência de mais tempo de uma escola pública de Ensino Fundamental - Anos Iniciais -, localizada no município paranaense de Piraquara. Os alunos são tratados como indivíduos plurais e, enquanto atores sociais (DUBET, 1994), realizam um trabalho na/com/contra a escola, e assim procedendo interferem na forma como a pedagogia se dispõe a conduzir as práticas educacionais, sejam aquelas de mais longa data incorporadas à cultura da escola, sejam os referentes externos, que chegam como novidade e passam a ser acomodados à lógica escolar mais intrínseca. Nesse contexto relacional, a experiência educacional é concebida como um arranjo social em sutil equilíbrio. A categoria experiência é elucidada como central à pesquisa (FREIRE, 1987; DUBET, 1994; BENJAMIN, 2002; LARROSA, 2002). Por meio dela deu-se a reconstrução dos eventos escolares, capturados durante dois anos de trabalho de campo. Do que resultou um conjunto de notas para a educação integral, pautadas nos dizeres das crianças com as quais a pesquisa dialogou. No capítulo conclusivo, as notas aparecem como contributos de uma realidade particular ao reordenamento de processos formativos dignos e equânimes. Erguendo-se como um inédito-viável (FREIRE, 1987) na democratização do conhecimento e da sociedade, a educação se torna integral se comprometida com transformações substanciais do ensino convencional. Revisando a finalidade da escola pública, a defesa da tese é por uma Pedagogia ancorada na diversificação cultural do ensino. No horizonte histórico dessa outra educação, a superação da precariedade da escola de massa continua a ecoar. PALAVRAS-CHAVE: Educação Integral. Cultura da Escola. Experiência Social. Crianças/Alunos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research problematizes full-time education in its relationship with regular education (CAVALIERE, 2007). Based on aspects of Pedagogies that did not become dominant school forms in society (VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001), but nevertheless continue to dispute space in school culture (FORQUIN, 1992), the thesis analyzes approximations, distances and tensions between what is prescribed and what is lived in the daily life of a specific educational institution. Entering the logic of school processes and driven by the interest in knowing the experiences promoted with the use of extended times and spaces, the conventional school form is contrasted to the participation of those involved in the construction of the pedagogic, particularly the students. It questioned whether in fact full-time education, as encouraged by educational policy by measurable results and/or encouraged by the discourse of extramural educational action, becomes a contribution to educational quality. In the participant observation, however, it implements the methodological approach of ethnographic influence (EZPELETA, 1989; ROCKWELL, 1997; MAFRA, 2010), but not exclusively or as a priority, as it promotes the participation of children in data production (Martantucelli 1998; KRAMER, 2002; MINAYO, 2006; GAMBOA, 2007), through interview, verbal reports, questionnaire and photographs produced by them. This is because it aims to dialogue with the students about the experience of more time of a public elementary school - initial years -, located in the municipality of Piraquara. Students are treated as plural individuals and, as social actors (DUBET, 1994), perform a work in/with / against school, and thus interfere in the way the pedagogue is willing to conduct educational practices. Be it the longer ones incorporated into the culture of the school, as well as the external referents, which come as novelty and come to be accommodated to the most intrinsic school logic. In this relational context, the educational experience is conceived as a social arrangement in simple equilibrium. The experience category is elucidated as central to the research (FREIRE, 1987; DUBET, 1994; BENJAMIN, 2002; LARROSA, 2002). Through it was given the reconstruction of school events captured during two years of field work. From that resulted a set of notes for the integral education, based on the sayings of the children with whom the research dialogued. In the concluding chapter, the notes appear as contributions of a particular reality to the reordering of decent and equanimous formative processes. Rising as an unprecedented-viable (FREIRE, 1987) in the democratization of knowledge and society, education becomes integral if committed to substantial transformations of conventional education. Revising the purpose of the public school, the defense of the thesis is by a Pedagogy anchored in the cultural diversification of teaching. In the historical horizon of this other education the overcoming of the precariousness of the mass school continues to echo. Key words: Integral Education. School Culture. Social Experience. Children/ Studentspt_BR
dc.format.extent432 p. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPedagogia - Educaçãopt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.titleNotas para uma educação integral : participação das crianças da região da capoeira dos Dinos (PR) na construção da experiência de mais tempo da escola em que estudampt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples