dc.contributor.author | Machado, Rita das Dores | pt_BR |
dc.contributor.other | José, Herbert Antonio Age, 1948- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-09-21T19:48:36Z | |
dc.date.available | 2018-09-21T19:48:36Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52520 | |
dc.description | Orientador : Herbert Antonio Age Jose | pt_BR |
dc.description | Projeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O trabalho apresentado, elaborado a partir investigações e coletas de dados, problematizou a revisão do PPP ( Projeto Político Pedagógico ) da Escola Rural Emiliano Perneta de Tijucas do Sul, teve objetivo geral de reelaborar o PPP com a participação da comunidade escolar, numa perspectiva de educação do campo através de uma gestão democrática e como procedimentos metodológicos adotados, a pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas, reuniões e questionários com professores, pais e alunos da escola As principais referências que contribuiram para o estudo são: Arroyo (2004); Caldart (2002); Santos (2002); Souza (2010, 2011); e documentos legais. Constatou-se, segundo os depoimentos que a maior dificuldade encontrada no que diz respeito sobre as práticas pedagógicas não é a formação continuada, estrutura física ou assessoria pedagógica, e, sim, a que surge no momento do planejamento, ao passo que o Projeto Político Pedagógico desatualizado e desestruturado não contribui para o desenvolvimento de propostas inovadoras e, muitas vezes, confunde a organização dos educadores. O estudo trouxe também uma reflexão em relação à necessidade de novas pesquisas e ações que contribuam para o entendimento e a visão critica e ampla do que diz respeito a elaboração e execução do PPP nas escolas. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital. | pt_BR |
dc.subject | Escolas rurais | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.title | Análise e reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Rural Municipal Emiliano Perneta no município de Tijucas do Sul | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |