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dc.contributor.authorTorres, Patrícia Rogeria de Matos Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherSouza, Fabíola Beatriz Franco dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-12-02T19:53:18Z
dc.date.available2019-12-02T19:53:18Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52481
dc.descriptionOrientadora : Fabíola Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O trabalho aborda a escravidão negreira no Brasil, sua problemática oriunda do tráfico de indivíduos de uma nação para a outra, bem como as causas sociais conseqüentes deste ato no decorrer da história. O Objetivo central deste trabalho é perceber como as políticas afirmativas, como a lei federal de cotas raciais é uma ação prática que representam mudanças no âmbito social e educacional. A escravidão negreira no Brasil além de desumana causou inúmeros problemas sociais. Uma das consequências é a discriminação que os negros e os afrodescendentes desde o período da escravidão até os dias atuais sofrem. O negro brasileiro após sua libertação passa a sofrer com a discriminação racial na sociedade em que foi escravo, principalmente na educação, os negros não tiveram acesso as escolas durante a escravidão e durante certo período é vitima de discriminação, sofrendo vários de preconceitos na sociedade em que vive e principalmente sofre discriminação nas escolas. Desta maneira a problemática que guia esta pesquisa é: Qual a importância de lei de cotas raciais na cultura brasileira onde o racismo é maquiado. As políticas de ações afirmativas e as cotas raciais, surtem na tentativa de minimizar o déficit educacional que envolve os negros em consequência das décadas de escravidão, portanto os afrodescendentes passam a ter acesso a universidades e faculdades brasileiras. Para discorrer sobre o tema utilizou-se a pesquisa bibliográfica, destacando o pensamento de diversos autores, tais como: Linhares, Florestan, Darcy Ribeiro entre outros.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The work addresses the negreira slavery in Brazil, its problems arising from the trafficking of individuals from one nation to another, and the consequent social causes of this act throughout history. The central objective of this study is to understand how affirmative policies, as federal law of racial quotas is a practical action representing changes in the social and educational context. The negreira slavery in Brazil as well as inhuman caused numerous social problems. One consequence is discrimination that blacks and people of African descent from the bondage of the period to the present day suffering. The Brazilian black after his release passes to suffer racial discrimination in the society was a slave, especially in education, blacks had no access to schools during slavery and period of time is the victim of discrimination, suffering a number of prejudices in society at who lives and mostly suffer discrimination in schools. Thus the problem that this research guide is: How important law of racial quotas in Brazilian culture where racism is makeup. Policies of affirmative action and racial quotas, surtem in an attempt to minimize the educational deficit involving blacks as a result of slavery decades, so Afrodescendants will have access to Brazilian universities and colleges. To discuss the theme used the literature, highlighting the thoughts of several authors such as: Linhares, Florestan, Darcy Ribeiro and others.pt_BR
dc.format.extent45 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProgramas de ação afirmativa na educaçãopt_BR
dc.titleHistória racial na cultura brasileira : as cotas raciais dos afrodescendentespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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