Politicas de formação e papel do educador na construção da identidade etnico-racial na rede municipal de ensino de Curitiba
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Data
2015Autor
Nascimento, Soraia Delcy Ranzani do
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Resumo : O objetivo deste estudo é compreender o papel de educador na educação infantil com relação às políticas de formação de igualdade racial na rede municipal de ensino de Curitiba. Sendo hoje um dos elementos indicadores na busca de compreender as diversidades culturais no nosso País. Desta forma este texto tem como objetivo apresentar algumas ideias que decorrem a discussão sobre o preconceito na educação infantil e a formação da sua própria identidade. Para isso buscou-se resgatar alguns aspectos como: A construção da Identidade étnico Racial na Educação Infantil, Preconceito com crianças negras na Educação Infantil, A criança negra e suas relações sociais no contexto escolar, o processo de valorização da cultura negra no Brasil o papel da educação e da escola no processo de construção da identidade da criança negra, políticas de educação para a Educação Infantil, a contribuição dos materiais produzidos pela Secretaria Municipal de Curitiba para orientar o trabalho com a identidade étnico-racial. Trazendo discussões a respeito da importância do trabalho educativo realizado nesta etapa para o desenvolvimento infantil e portanto a necessidade de que este trabalho fosse desenvolvido por profissionais devidamente qualificados para tal. Desta forma um dos objetivos deste texto se coloca em direção de apresentar alguns elementos que possibilitem compreender como este organizado na atualidade os documentos que orientam os professores em sala de aula quanto às relações étnico raciais. abstract : The aim of this study is to understand the role of the educator in kindergarten with respect to racial equality and training policies in Curitiba city school system. It remains one of the elements in the pursuit to understand the cultural diversity in our country. Therefore this paper aims to present some ideas for discussion about prejudice in early childhood education and the formation of their own identity. For this we attempted to rescue some aspects such as: the construction of Racial Ethnic Identity in Early Childhood Education, Prejudice with black children in kindergarten, the black children and their social relations in the school context, the process of appreciation of black culture in Brazil , the role of education and school in the process of the construction of identity in the black child , education policies for early childhood education, the contribution of materials produced by the Curitiba city to guide the work with ethnic-racial identity. Bringing discussions about the importance of conducted educational work at this stage in child development and therefore the need for this work to be developed by appropriately qualified professionals. Thus one of the objectives of this essay is presenting some elements that make it possible to understand how to organise documents that will guide teachers in the classroom and with racial ethnic relations.