Relações raciais em livros didáticos de história, em escolas da rede estadual de ensino de Curitiba : um olhar sobre o lugar do negro
Resumo
Resumo : O presente trabalho, intitulado Relações raciais em livros didáticos de história, em escolas da rede estadual de ensino de Curitiba: um olhar sobre o lugar do negro, tem por objetivo pensar a existência ou não de uma produção e/ou reprodução de um certo imaginário sobre o negro, referente à questão da invisibilização/ocultamento da participação do negro na construção e formação da sociedade brasileira. Para tanto, foram utilizadas diversas obras e artigos que versam sobre o tema, onde destaca-se a análise das políticas relativas à produção dos livros didáticos, no que tange à lei do ensino de história e cultura afro. Assim, o trabalho divide-se em três partes ou capítulos, sendo o primeiro dedicado a um debate acerca do tema racismo e discriminação, que trata do lugar social do negro; no segundo capítulo procede-se a uma análise a respeito das questões que envolvem o negro e suas representações no livro didático; a parte final ou terceiro capítulo contém uma análise da coleção "Para viver juntos: História"; e, ao final, apresenta-se os apontamentos referentes aos elementos relativos ao objeto de análise e suas possíveis implicações sobre a população escolar negra. Abstract : This work, entitled Race relations in history textbooks in Curitiba of education of the state schools: a look at the place of black, is aimed at reflecting the existence of a production and/or playing a certain imaginary on the black, referring to the issue of invisibility / concealment of black participation in the construction and development of Brazilian society. For this, we used a number of books and articles that deal with the theme, which highlights the policies of analysis for the production of textbooks, with regard to the education law of history and african culture. Thus, the work is divided into three parts or chapters, the first dedicated to a debate on the subject racism and discrimination, which deals with the social place of the black; in the second chapter comes to an analysis about the issues surrounding the black and its representations in the textbook; the final part or third chapter contains an analysis of the collection "To live together: History"; and, finally, the presents notes regarding the evidence relating to the object of analysis and its possible implications on the black school population.