Dificuldades da escola em atender às/aos alunos (as) heterogêneos (as) da pós-modernidade
Date
2016Author
Moraes, Zélia Lino de
Metadata
Show full item recordSubject
Psicologia infantilPsicologia educacional
Crianças-problema
Crianças superdotadas
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : Um dos desafios da instituição escolar é o de reconhecer a diversidade cultural como parte inseparável da identidade nacional. Neste sentido, esta pesquisa inerente aos estudos de Gênero e Diversidade na Escola tem o objetivo de refletir sobre a função normatizadora da escola e as dificuldades desta em atender à diversidade contemporânea do século XXI. Unindo o trabalho de campo ao bibliográfico estabelecemos confluências entre os estudos sociológicos de Bauman, os estudos culturais e a psicologia social para entender as mudanças na sociedade e no comportamento infantil. Neste artigo, apresentamos dados de uma pesquisa feita com professoras da educação infantil sobre a possível presença de alunos com comportamento heterogêneo em sala de aula, analisado com base nos estudos clínicos piagetianos sobre o desenvolvimento moral da criança. Os resultados indicaram a necessidade de propostas que incentivem o respeito à heterogeneidade das crianças da educação infantil, bem como evidenciaram o desconhecimento docente sobre o desenvolvimento cognitivo infantil. As respostas das professoras mostraram-se fundamentada em uma questão cultural, em crenças e representações construídas socialmente para conservar a hegemonia.