Proposta de melhoria no processo de aquisição de passagens aéreas na Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Resumo
Resumo :A sociedade atualmente se encontra em um elevado grau de exigência em relação à qualidade e preço dos produtos e serviços que as organizações oferecem, tanto no setor privado quanto no público. No caso das organizações privadas, essa exigência apresentada pela sociedade, torna o mercado cada vez mais competitivo. No caso do ambiente público, faz com que as gestões das instituições apresentem maior eficiência com os recursos públicos. Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de melhoria no processo de aquisição de passagens aéreas na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. No ano de 2014, a UNILA apresentou um orçamento de R$90,85 milhões. Destes, R$47,91 milhões foram destinados à folha de pagamento dos servidores, R$30,23 milhões para despesas de custeio e R$12,70 milhões para investimentos, além de R$7,16 milhões para assistência estudantil. A inserção dos gastos com passagens é feito, no orçamento da instituição, nas despesas de custeio. Para o ano de 2014, no período de Janeiro/14 a Novembro/2014, a instituição desembolsou o valor de R$825.859,08 em passagens. Para problema desta pesquisa tem-se "quais
melhorias podem ser apresentadas no processo de aquisição de passagens aéreas na Universidade Federal da Integração Latino-Americana?" Para tratamento dos dados foise utilizado de questionários para os servidores responsáveis pelas aquisições de passagens aéreas, além de dados do Sistemas de Concessão de Diárias e Passagens do Governo Federal. Para o tratamento dos dados, foi-se utilizado de instrumentos da estatística descritiva, tais quais média e distribuição de frequência, além de correlação. Ao final do trabalho, propôs-se que a compra antecipada das passagens, que por meio de simulação de cenários apresentaram significativa economia para a instituição.
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