Show simple item record

dc.contributor.advisorAraujo, Reinaldo Kovalski de, 1986-pt_BR
dc.contributor.authorPonijaleski, Vanda Valeriapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-10T23:59:05Z
dc.date.available2021-12-10T23:59:05Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52032
dc.descriptionOrientador: Reinaldo Kovalski de Araujolpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo buscar sentidos sobre escola, diversidade, aprendizagem e preconceito a partir da perspectiva um ex-aluno de escola pública gay/negro, contextualizando com bibliografias dos estudos de gênero, educação e sociologia. Para tanto, foi utilizado entrevista, pesquisas bibliográficas e analises. Com objetivo de compreender as relações de gênero e preconceito contextualizadas na visão do ex-aluno homossexual e da professora pesquisadora. Os resultados apontam para uma outra visão de escola, onde ações simples como ir ao banheiro ou participar de ingênuas brincadeiras acabam sendo uma grande barreira a ser resolvida no dia escolar do/da jovem negro/gay. A pesquisa também revelou a necessidade do entrevistado de acessar identidades aceitas pela heteronormatividade para poder "sobreviver" no ambiente escolar, sem no entanto, deixar de marcar esse ambientes com pequenos gestos de afirmação de sua identidade gay/negra.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (27 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectHomossexualidade e educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes negrospt_BR
dc.titleSentidos sobre escola, diversidade, aprendizagem e preconceito : olhares a partir da fala do jovem gay/negropt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record