Serviço social, educação e gênero : democratização das relações e conquista de cidadania nos espaços escolares
Resumo
Resumo : A educação é permeada por múltiplos fenômenos, como o debate sobre relações desiguais de gênero. A inserção de Assistentes Sociais nas escolas pode tornar-se como importante mediação na questão. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como problematização a inserção deste profissional na área de educação, objetivando responder quais intervenções, ações e programas são realizados. Utilizou-se de metodologia qualitativa, por meio de estudo de caso, realizado em uma Organização Militar das Forças Armadas. Dos procedimentos utilizados na inserção a campo, houve observações e registros em caderno de campo, além de entrevistas. Verificouse a partir da atuação de uma profissional, que esta situação se configura como complexa e de difícil enfrentamento, pois os sujeitos que participam do projeto revelam conteúdos discrepantes ou de resistências às propostas mais igualitárias quanto a equidade de gênero. Considera-se que embora a profissional contribua por meio de seu Projeto Ético Político para a superação das contradições que permeiam a escola/educação, esta se depara com conteúdos de uma sociedade sexista e heteronormativa que formam a coletividade e interferem no processo de formação.