Gênero e diversidade, os desafios da comunidade escolar de ensino público Fundamental II de Ponta Grossa no Paraná
Resumo
Resumo : Neste artigo, buscamos analisar a visibilidade da temática de gênero e diversidade diante da comunidade escolar bem como a relação desta com discentes transgêneros na escola Estadual da cidade de Ponta Grossa no Paraná. Esta pesquisa se configura como mista usando os métodos: quantitativo e qualitativo baseado em duas etapas de coleta de dados sendo a primeira por meio do uso de questionário e na segunda com a realização de entrevista com perguntas abertas. Os resultados apontam para a dificuldade da inclusão da temática de gênero e diversidade no contexto escolar e indicam que a heteronormatividade continua presente como a única forma aceita para a expressão da sexualidade tornando invisíveis as pessoas que estão fora do padrão heteronormativo. As pesquisas evidenciam também que os cursos de formação sobre gênero e diversidade contribuem para pensar a sexualidade, porém as políticas públicas são fundamentais para romper as barreiras heteronormativas existentes no ambiente escolar.