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dc.contributor.authorSantos, Sandra Cristina Eineck Pimentel dospt_BR
dc.contributor.otherSilva, Brenda Ferrari dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T16:24:07Z
dc.date.available2021-12-20T16:24:07Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52008
dc.descriptionOrientadora: Brenda Ferrari da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente artigo propõe reflexões sobre homofobia, gênero e sexualidade, analisando os limites e possibilidades de ações educativas que visem à conscientização e a informação para prevenir a violência no espaço escolar. Lembrando, que a homofobia é definida como preconceito e a discriminação em relação às pessoas homossexuais. A heteronormatividade predomina nos lares brasileiros, isto faz com que banalizem as relações homoafetiva e como isso, os índices de violência contra o público LGBT aumenta significativamente. A sociedade desconhece os termos e atacam o público LGBT como se não fossem humanos, a desinformação que lidera os pensamentos alheios deve ser reorganizada para que os direitos sejam efetivamente aplicados de acordo com a legislação. Sabemos que o crime de homofobia, ainda tramita no Congresso Nacional, deve-se ser considerada não somente crime de homicídio, mas "homicídio homofóbico", com diferenciação na punição do agressor. Não devemos desconsiderar que houve uma crescente mobilização de diversos setores em favor do reconhecimento e legitimidade das diferenças, buscando uma ponte para a compreensão da diversidade. A educação é o caminho para garantir inclusão, promover igualdade de oportunidades e enfrentar toda sorte de preconceito, discriminação e violência, especialmente no que se refere a questões de gênero e sexualidade. Foi realizada uma pesquisa, onde um grupo de professores/as expressaram suas opiniões sobre a compreensão de gênero, sexualidade e homofobia e as dificuldades vinculadas a esse tema, e sugestões de ações educativas para delinear um trabalho eficaz sobre diversidade.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (14 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectHomossexualidade e educaçãopt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectHomossexuais - Legislaçãopt_BR
dc.titleHomofobia no contexto escolar : refletindo sobre gênero e sexualidadept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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