Homofobia no contexto escolar : refletindo sobre gênero e sexualidade
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Data
2016Autor
Santos, Sandra Cristina Eineck Pimentel dos
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Resumo: O presente artigo propõe reflexões sobre homofobia, gênero e sexualidade, analisando os limites e possibilidades de ações educativas que visem à conscientização e a informação para prevenir a violência no espaço escolar. Lembrando, que a homofobia é definida como preconceito e a discriminação em relação às pessoas homossexuais. A heteronormatividade predomina nos lares brasileiros, isto faz com que banalizem as relações homoafetiva e como isso, os índices de violência contra o público LGBT aumenta significativamente. A sociedade desconhece os termos e atacam o público LGBT como se não fossem humanos, a desinformação que lidera os pensamentos alheios deve ser reorganizada para que os direitos sejam efetivamente aplicados de acordo com a legislação. Sabemos que o crime de homofobia, ainda tramita no Congresso Nacional, deve-se ser considerada não somente crime de homicídio, mas "homicídio homofóbico", com diferenciação na punição do agressor. Não devemos desconsiderar que houve uma crescente mobilização de diversos setores em favor do reconhecimento e legitimidade das diferenças, buscando uma ponte para a compreensão da diversidade. A educação é o caminho para garantir inclusão, promover igualdade de oportunidades e enfrentar toda sorte de preconceito, discriminação e violência, especialmente no que se refere a questões de gênero e sexualidade. Foi realizada uma pesquisa, onde um grupo de professores/as expressaram suas opiniões sobre a compreensão de gênero, sexualidade e homofobia e as dificuldades vinculadas a esse tema, e sugestões de ações educativas para delinear um trabalho eficaz sobre diversidade.