dc.contributor.author | Carlos, Maristela | pt_BR |
dc.contributor.other | Archanjo, Daniela Resende, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T23:02:07Z | |
dc.date.available | 2020-03-03T23:02:07Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51962 | |
dc.description | Orientadora : Daniela Resende Archanjo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A lei 10.639/03 tornou obrigatória a inserção da temática de História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos de todas as escolas nacionais. Esta legislação vem de encontro com os anseios de todos e todas que procuram a superação da discriminação racial dentro e fora da sala de aula. Entretanto, mesmo com essas garantias legais, se constata uma apatia por parte dos educadores em transformar a sua prática docente em uma ação política que contribua com a criação de uma sociedade que vivencia a diversidade na sua forma mais plena. Analisei esta situação de distanciamento entre as ações do Dia da Consciência Negra e o cumprimento superficial da lei 10.639/03 em uma escola pública da cidade de Curitiba, e assim pretendi contribuir com a problematização desta questão, vislumbrando a eficácia desta diretriz curricular. | pt_BR |
dc.format.extent | 13 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Brasil - Questão racial | pt_BR |
dc.title | As ações afirmativas e sua aplicabilidade no espaço escolar : um abismo entre a teoria e a prática? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |