As ações afirmativas e sua aplicabilidade no espaço escolar : um abismo entre a teoria e a prática?
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Date
2016Author
Carlos, Maristela
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Brasil - Questão racialxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : A lei 10.639/03 tornou obrigatória a inserção da temática de História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos de todas as escolas nacionais. Esta legislação vem de encontro com os anseios de todos e todas que procuram a superação da discriminação racial dentro e fora da sala de aula. Entretanto, mesmo com essas garantias legais, se constata uma apatia por parte dos educadores em transformar a sua prática docente em uma ação política que contribua com a criação de uma sociedade que vivencia a diversidade na sua forma mais plena. Analisei esta situação de distanciamento entre as ações do Dia da Consciência Negra e o cumprimento superficial da lei 10.639/03 em uma escola pública da cidade de Curitiba, e assim pretendi contribuir com a problematização desta questão, vislumbrando a eficácia desta diretriz curricular.