Reflexões sobre a menina que joga bola e o menino que conta história numa escola estadual de Itajaí
Resumo
Resumo : Descreve-se e analisa-se neste trabalho a questão de gênero no espaço escolar. Aborda-se a separação dos gêneros no espaço escolar, bem como questionam-se práticas pedagógicas, a partir da observação dos comportamentos dentro e fora da sala de aula e nos pátios escolares. Este trabalho foi desenvolvido em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, focando-se na desconstrução de preconceitos. Elaborou-se um questionário e, após, um debate com estudantes adolescentes, meninos e meninas, relacionando-se atividades, cores, brincadeiras, atitudes e falas consideradas por eles e elas, como tipicamente masculinas ou femininas. Após, procedeu-se a análise dos dados colhidos, que foram cotejados com a literatura pertinente. Os resultados apontam para a necessidade de discutir o sexismo na sociedade e na escola, a questão de gênero, as diferenças, a desigualdade e a tolerância, afirmando-se que meninos e meninas podem e devem fazer as mesmas atividades. Demonstra-se a consistência de paradigmas que a sociedade molda diferenciando atividades de meninos e meninas e assim, a importância da reflexão das práticas pedagógicas para a busca de uma cultura de paz entre os sexos e por conseguinte na sociedade, a partir da infância e adolescência.