dc.contributor.author | Schaffer, Maria Aparecida Bezerra Soares | pt_BR |
dc.contributor.other | Araújo, Luize Bueno de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T16:18:32Z | |
dc.date.available | 2020-06-26T16:18:32Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51955 | |
dc.description | Orientadora : Luize Bueno de Araujo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : As crianças vivem em mundos sociais: casa, escola, comunidade, onde presenciam, vivenciam e compartilham uma grande diversidade de experiências cotidianas que por sua vez, colaboram em sua aprendizagem e desenvolvimento e que consequentemente são expressas em novas interações, linguagens e brincadeiras. Desta maneira pude observar que nas situações lúdicas ocorridas dentro da escola de educação infantil em que trabalho, algumas crianças reproduzem durante as interações com outras crianças, personagens e comportamentos estereotipados dos gêneros masculino e feminino. Neste sentido o presente artigo buscará justificativas teóricas para fundamentar estas observações e validar as prováveis causas para este comportamento apresentado por meninos e meninas, em uma Escola de Educação Infantil situado na zona leste de São Paulo. | pt_BR |
dc.format.extent | 11 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Jogos - Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Infancia - Comportamento sexual | pt_BR |
dc.subject | Engenharia social | pt_BR |
dc.title | Brincadeiras de meninas e brincadeiras de meninos? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |